ARQUIVO M. LIMA

REPORTAGENS DOS CONVÍVIOS

 

 

Convívio

9º Convívio “Mistério… Policiário” (Évora)

 

Data

26 de Junho de 1976

 

 

 

 

9º Convívio “Mistério… Policiário” (Évora)

[26 de Junho de 1976]

In Mundo de Aventuras, nº 148 – 29 de Julho de 1976

De novo a dificuldade de transportes… para, no fim, o carro do Vítor Hugo ainda poder levar mais dois!... É sempre assim!

Enfim, estivemos em Évora, e antes disso, até sexta-feira à tarde, sempre na esperança que a «A. P. R.» nos concedesse a carrinha para levar meia dúzia de leitores de boa vontade, aqueles que na maior parte das vezes deixam de estar com as famílias nesses dias e até vão a estes Convívios com um certo sacrifício, o que acabou por não nos ser concedido.

Apesar de tal contratempo, e contando sempre com os leitores de boa vontade, lá fomos de abalada até Évora – ao encontro de mais uma mão cheia de «novos» que ainda não conhecíamos.

Não éramos muitos, mas, pelo menos, na esplêndida e fresca Sala do Grémio, do Restaurante Arcada, na inconfundível Praça do Giraldo, ali estivemos em harmonioso convívio, falando, discutindo, trocando ideias, fazendo saudações, comendo uma óptima «Açorda à Alentejana», seguida de uma esplêndida «Carne de Porco à Alentejana com Ameijoas», bem regadas, tentando resolver um Policiário, um Teste e um Quebra-Miolos, com que o João Gazela, o Faria e o Godévora nos mimosearam… um bom grupo de «novos» que pela primeira vez compareceu a estas andanças, tais como o Homem-Aranha, de Lisboa; Confúcio, de Beja; Lince (representando os Inspectores Lince e Lince) e Marçal Vieira, de Reguengos de Monsaraz; João Gazela e o «cogumelo», de Évora; Jalam, de Alcácer do Sal, um «novo» que mais e melhor tem assimilado esta convivência e que garante «vir a todas»!... com Faria e Godévora, de Évora, e os «veteranos» Detective Misterioso, de Cacilhas; Joaldo, de Alcácer do Sal; Vítor Hugo, da Marinha Grande e Sete de Espadas, de Lisboa. Esteve connosco e conviveu connosco, o sr. Camilo, empregado do Restaurante Arcada que fez o seu melhor, sempre de sorriso nos lábios, para que nada nos faltasse e fossemos um autêntico pedaço da nossa Grande Família Policiária na Capital dos Alentejos!... Bem haja, amigo!

Dos temas apresentados para a discussão e concursos, o tempo não nos deixou debruçar sobre o primeiro – o que foi pena! – e aos segundos concorreu quem quis. Algo difíceis como poderão ver pela página já publicada.

Das classificações aí verificadas e prémios atribuídos, salientem-se, no Policiário, o 1.o prémio atribuído a Jalam (10 pontos) e o 2.o a Homem-Aranha (9 pontos); no Teste, 1.o ex-aequo Vítor Hugo e Sete de Espadas (5 pontos) e no Quebra-Miolos, 1.o a Jalam (26 pontos) e 2.o a Vítor Hugo (25 pontos), No combinado, 1.o Vítor Hugo (40 pontos) e 2.o Jalam (38 pontos). Finalmente, no Prémio Convívio, 1.o Sete de Espadas e 2.o Detective Misterioso. Livros da famosa colecção «Vampiro».

A todos ainda foi concedido um «Certificado de Presença» rubricado pelos elementos da Comissão Organizadora (Godévora, Faria e João Gazela) e pelo orientador da secção «Mistério… Policiário», Sete de Espadas.

Fizeram-se uns «bonecos» no ex-libris da cidade – o Templo Romano – e durante o almoço (estes, a cores, que estão uma maravilha!)

Foram lidas cartas e mensagens de convivas habituais que por imponderáveis razões não puderam estar presentes, como o Big-Ben, o Johnny Hazard, o Zé-Maria, o L. P., o Detective Invisível, o Tony Cooper e Inspector Aranha. Se bem me lembro… Muito lamentada a falta do Magalhães e do Sobral.

Falou-se do próximo Convívio em Sesimbra, mas continuamos sem saber se será no dia 7 de Agosto (para o qual todos se estão a inclinar… pois então, que seja a 7!) ou outro dia qualquer. E lamentou-se o infausto acontecimento que nos impede do Convívio e de festejar o Aniversário do «Mundo do Aventuras», a 15 de Agosto, no Porto (ou noutro lado qualquer). Também se falou do Convívio de Setembro – Viseu, mas ainda sem data certa. Agora, está na berra a data de 18 de Setembro! Será?...

E pouco passava das 18 horas, quando, já depois de munidos com as lembranças habituais para a família, desta vez as famosas «Queijadas de Évora!», nos retiramos com saudade de um Convívio que mal terminara e a pensar já no próximo…

A aguardente anizada, a aguardente d’Évora, é estupenda!... Obrigado, amigos!

«SETE»

 

 

Na entrega do prémios, houve «comilões»… Nesta foto, o «veterano» Vítor Hugo, recebe de Godévora, mais dois prémios… Entre ambos, sentado, o «novo», Confúcio, de Beja, e de pé, o Faria, também da Comissão Organizadora

© DANIEL FALCÃO