ARQUIVO M. LIMA

REPORTAGENS DOS CONVÍVIOS

 

 

Convívio

VIII Convívio de Almada

 

Data

29 de Maio de 1983

 

Publicação

XYZ Magazine, nº 29

 

 

 

VIII Convívio Policiário de Almada [1983]

(II Convívio Velharias Policiárias)

 

Reportagem de RUI KID

 

«Continuamente vemos novidades», filosofou num soneto certo Luís (que não era o «O GRÁFICO» nem de Almada) e é verdade. Longe de pensar estaca eu que de repente, e num só dia, ía encontrar tantos amigos que jamais tinha visto, conhecendo-lhes somente os nomes das páginas velhas e novas do «M.A.», «XYZ», «Quebra-Tolas», etc. Não admira… Era a minha presença num convívio dos heróis do policiário, cruzadas e charadas. Presença que devo a «O GRÁFICO», «DETECTIVE MISTERIOSO» e «ALVA», que repetidas vezes me escreveram para eu aparecer na «Tertúlia Policiária de Almada»; até que decidi lá ir em fins de Abril. Era a minha entrada no convívio da «Grande Família» como o «SETE» lhe chama muito acertadamente, não só pela camaradagem que se estabelece entre nós, mas também pela alegria e amizade estampada em cada rosto, depois duma, decerto, maçadora viagem desde Évora ou Famalicão, como sucedeu a alguns convivas.

– X –

A Primavera deliciou-nos com um belo dia de sol que encheu mais este convívio de Almada, que para mim começou cerca das 10.30h, quando cheguei na Central. Cheguei e quase me assustei pois não encontrei ninguém… Assustei-me, porque, há dois anos atrás, também cheguei ao Central por essa hora, esperei, não vi surgir nenhum conviva e regressei a casa… Foi aquilo a que se pode chamar uma espécie de convívio frustrado… Só que agora havia uma diferença: conhecia os amigos da Tertúlia!

Após tomar uma bica despertadora e dar uma vista de olhos pelo «Jornal de Almada» (onde os confrades A. MAGNO e MADIVAZ orientam sec­ções de charadismo e cruzadas, respectivamente) saí do café na esperança de ver surgir alguém. E não tardaram. Primeiro foi o «ALVA», primaveril, bem disposto e… apressado! Devia escaldar-lhe nas mãos a ementa do almoço que ia levar a Cacilhas, onde o «DETECTIVE MISTERIOSO» esperava a malta da outra margem (Norte, claro). Instantes depois aparecia o «ESPÍRITO SANTO», logo se­guido da «A LAMPADINHA», «CRISTINA», «LINDA-FLOR», «CIDÁLIA» e «PRMS». O «O GRÁFICO» tinha ido à Churrasqueira Almadense (onde decorreu o almoço) levar o material do convívio (livros, med­alhas, taças), aparecendo pouco depois acompanhado pelo «A. MAGNO». Reunimo-nos numa mesa (por acaso redonda) e refrescámos as gargantas, pois o calor lembrava o Verão e o Verão traz a sede, isto é, desejo de ingerir, tomar ou engolir (conforme os gostos) líquidos, que podem ser água para os abstémios, vinho, cerveja ou uísque para os não abstémios e sumos (com ou sem corantes ou conservantes) para os nem uma coisa nem outra… (por acaso todos bebemos sumos). Claro que logo a seguir esquecemos essas coisas que não se comem e passámos a outras bem mais interessantes, uma vez que o estômago é uma alta individualidade que em certos e determinados momentos lembra os sinos das Igrejas, para não falar de outras coisas que se trazem nos pulsos, ao peito, nas algibeiras, etc.… Imediatamente se formaram dois partidos (partidos?): o dos escalopes e o das febras… Eu torcia pelo primeiro e daí a pouco tinha a «A LAM­PADINHA» e o «PRMS» a apoiar-me. O «O GRÁFICO» batia-se pelas febras e desesperou-se para atrair adeptos para o seu prato, o que conseguiu depois de algumas promessas eleitoralistas {onde é que eu já ouvi isto?) e «recolheu» «dois estômagos» para as suas febras… Os outros distribuíram-se pelos pratos menos concorridos e ficámos empata­dos… Que maçada, terá de haver segunda volta: 27 de Maio de 1984!

– X –

Curiosa foi a chegada dos convivas que se tinham reunido em Cacilhas. Primeiro surgiu um grupo, encabeçado pelo «FARIA», que veio de autocarro (chamar-lhes-ia preguiçosos, mas não o farei para não ferir susceptibilidades) e depois eis que surge novo grupo que tinha vindo a pé (terríveis atletas devem ser) comandado heroicamente por um senhor de barbas brancas, cabelo da mesma cor, moreno (mesmo torradinha), altura média, olhos vivos, perspicazes, brilhantes como esmeraldas ou rubis, ou mesmo como o sol do meio-dia, nariz assim-assim, isto é, nem grande nem pequeno, nem muito virado para a direita nem para a esquerda, mas também não ao centro, lábios que ora abriam ora fechavam, lançando saudações, cumprimentos e outras coisas do género, fato completo onde não despontava uma gravata, laço ou algo do género (mas que escândalo), sapatos vulgares, isto é, nem bicudos nem achatados, nem altos nem baixos, de cor vulgar… Não tive tempo para apreender mais coisas acerca deste sujeito, a não ser que exteriorizava alegria e boa disposição que a todos inundou abundantemente… (calma, ninguém se afundou). Quem soube o seu nome ganha desde já uma viagem a… Os cumprimentos e os novos rostos sucederam-se de tal modo que a certa altura já trocava os nomes e não sabia se o de barbas era o «DETECTIVE INVISÍVEL» ou o «GODÉVORA», se aquele outro de bigode era o «DELGAS» ou o «FERNANDO LE COQ», ou se o de óculos era o «TIO PATINHAS» ou o «RIC HOCHET II»… Gerou-se uma certa confusão no meu espírito, confusão que daí a algumas horas tinha desaparecido e então já me era possível atribuir o seu a seu dono…

Por exemplo, os de barbas eram três (sem contar comigo e o tal indivíduo que as tem branquinhas): o das barbas grandes, o das barbas assim-assim e o das barbas curtas, respectivamente «BELÉM VALENTE», «DETECTIVE INVISÍVEL» e «TIO PATINHAS».

– X –

Não sei porquê, a verdade é que instantes depois da malta do Central e de Cacilhas estar reunida, só ouço falar em almoço, fome, comida e coisas do género… Será que esta gente só pensa em comer numa época de crise como esta? Comer? Mas que ideia, isso já passou de moda… Paciência, nem todos pensam como alguém que nunca conheci (jamais me será dada essa honra, decerto), e a certa altura dirigimo-nos para a Churrasqueira, parando nas escadas do jardim para os «flashes» das máquinas registarem futuras recordações. Chegámos, sentámo-nos e daí a instantes comer era a palavra de ordem… Naqueles primeiros cinco minutos, também não sei porquê, os risos e as conversas abrandaram quase até ao total silêncio... Se alguém descobrir o motivo tem também garantida uma viagem a… A meu lado o «ESPÍRITO SANTO» debatia-se num mar de bacalhau (à Brás), o mesmo sucedendo à minha frente com o «GODÉVORA», depois de, tanto ele como o «ESPÍRITO SANT0», terem olhado tristemente durante algum tempo para os seus pratos vazios enquanto os outros comiam, uma vez que o bacalhau demorou mais tempo a cozinhar. Lá para as bandas do conviva das brancas barbas o bacalhau era também rei e senhor. Um pouco mais abaixo («DELGAS», «RIC HOCHET II» e «DRÁCULA») pareceu-me ver uns vislumbres de febras ou de qualquer coisa parecida, uma vez que a ementa era variada e cada um comeu conforme o seu gosto… Já na sobremesa tenho a impressão de ter ouvido a «A LAMPADINHA» suspirar por mais «mousse» (mas que gulosa!)…

Acabado o almoço, rematado com café, bagaços, «brandy», o trabalho passou da boca para o cérebro cujas simpáticas «células cinzentas» tinham de aproveitar energia que entretanto o estômago acumulara (julgo que o mecanismo deve ser esse)… Entretanto, autografaram-se algumas contra-capas do M.A. que continuamente passavam ao longo da mesa, alguns deles com dedicatórias muito curiosas… O «TIO PATINHAS» contava escuras anedotas e o «SETE» falava animadamente, decerto sobre o efeito do consumo de vitaminas no desenvolvimento psicossomático do homem (e da mulher, claro)… A batalha seguinte foi então composta por um teste, um problema policiário e outro de palavras cruzadas, autoria de «A LAMPADINHA», «O GRÁFIC0» e o «ALVA», respectivamente. Com mais ou menos olhares gulosos pelos cantos dos olhos (ouvi dizer que a minha solução do policiário era idêntica à do «ESPÍRITO SANTO»… – mas que grande mentira!) cada um resolveu aquelas provas conforme o seu gosto… Os resultados foram os seguintes:

 

PROBLEMA POLICIARIO

1.º – LINCE: Taça «Churrasqueira Almadense» + 1 livro policial.

2.º – DONALD LAM II: 1 livro policial + 2 livros oferecidos pela Câmara Municipal de Almada.

3.º – FERNANDO LE COQ: 1 livro policial + 1 livro C. M. A.

4.º – DRÁCULA: 1 livro policial + 1 livro C. M. A.

 Foram sorteados 2 livros policiais entre os restantes concorrentes sendo os felizes contemplados a PAL e RUI KID.

 

TESTE SIMPLES

1.º – PRMS: 1 medalha + 1 livro policial + 1 livro C. M. A.

2.º – CIDÁLIA: 1 livro policial + 2 livros C. M. A.

3.º – CRISTINA: 1 livro policial + 1 livro C. M. A.

4.º – DRÁCULA: 1 livro policial + 1 livro C. M. A.

Sorteados entre os restantes concorrentes 2 livros policiais que calharam ao FERNANDO LE COQ e C. POKAS.

 

PALAVRAS CRUZADAS

1.º – A. MAGNO: 1 medalha + 1 livro policial + 1 livro C. M. A.

2.º – DELGAS: 1 livro policial + 2 livros C.M.A.

3.º – GODÉVORA: 1 livro policial + 1 livro C. M. A.

4.º – C. POKAS: 1 livro policial + 1 livro C. M. A.

Sorteados entre os não totalistas:

– FARIA: 1 livro policial.

– CIDÁLIA: 1 livro policial.

 

COMBINADO

1.º – LINCE: Taça «Cervejaria Farol» + 1 livro policial.

2.º – DRÁCULA: 1 medalha + 1 livro C. M. A.

3.º – RIC HOCHET II: 1 livro policial + 1 livro C.M.A.

4.º – DELGAS: 1 livro policial + 1 livro C. M. A.

5º – DONALD LAM II: 1 livro policial + 1 livro C. M. A.

Por sorteio entre todos os presentes atribuíram-se os seguintes prémios:

– Porta-chaves; contemplado: ESPIRITO SANTO.

– 1 livro policial; contemplado: SETE DE ESPADAS.

– 1 livro policial; contemplado: BELÉM VALENTE.

Incluídos nos prémios estio livros oferecidos pelo DETECTIVE INVISÍVEL e RUI KID.

– X –

A malta do sul foi a grande «açambarcadora» dos prémios, especialmente o LINCE, que ganhou as duas taças em disputa, e o DRÁCULA, cuja viagem desde Monte Gordo não foi em vão… Mesmo assim, julgo que todos levaram prémios para casa, ganhos no convívio ou nas «Velharias Policiárias». Uma excepção era, segundo creio, a «LEBASI» (de­ certo por infelicidade momentânea), daí que lhe tivesse oferecido o livro que ganhei…

Foi com tristeza que vi aproximar o fim do convívio. Estava a sentir-me bem ali naquele salão totalmente à nossa disposição, e quando vi o «GODÉVORA» e o «FARIA» despedirem-se (o comboio não espera) comecei a sentir saudades das belas horas que acabara de viver. Depois repetiu-se a cena da manhã, dos abraços e cumprimentos (até à próxima, dizia-se!), só que agora não se chegava, partia-se… O próximo encontro poderá ser em Évora ou Famalicão, tendo já o TIO PATINHAS feito convites para este último, embora só se realize em Outubro. Quanto a mim, direi que este aperitivo me abriu o apetite e no futuro sempre que me for possível outros convívios terão a minha presença. Julgo que nunca conheci tantas pessoas num só dia e só pensar nisso enche-me de alegria e prazer, a mesma alegria que o DETECTIVE MISTERIOSO decerto sentiu quando em breves mas significativas palavras se dirigiu aos presentes para lhes agradecer a presença. Tenho pena de não ter conhecido o M. LIMA, VICTOR HUGO, LIVAU, BECAS, UBRO HMET, ANTONIEV, DURANDAL, mas decerto que mais cedo ou mais tarde os encontrarei nalgum convívio.

Estiveram presentes os seguintes amigos: A LAMADINHA e O GRÁFICO (Almada); ALVA (Laranjeiro); RUI KID e ESPÍRITO SANTO (Almada); ROCKMAN/77 (Cova da Piedade); PRMS e CRISTINA (Almada); LEBASI, SETE DE ESPADAS e DELGAS (Lisboa); DRÁCULA (Monte Gordo); DONALD LAM II e RIC HOCHET II (Lisboa); FERNANDO LE COQ (S. Maced de Infesta); LINCE (Reguengos de Monsaraz); DETECTIVE INVISÍVEL (Lisboa); PAL (Algés); DETECTIVE MISTERIOSO (Cacilhas… City); C. POKAS (Caxias); TIO PATINHAS (Famalicão); GODÉVORA e FARIA (Évora); BELÉM VALENTE (Lisboa); CIDÁLIA (Almada); LINDAFLOR (Laranjeiro); A. MAGNO (Almada); LANTERNA VERMELHA (Lisboa) e RIP KIRBY (Barreiro).

Fiz o possível para dar uma ideia sobre o que foi este convívio, mas se alguém esqueci, ou alguma coisa importante não mencionei, as minhas desculpas. Acabou o oitavo. Viva o nono convívio de Almada!

Até à próxima oportunidade com um abraço do amigo

RUI KID

(Almada, 29-Maio-83)

 

http://2.bp.blogspot.com/-E5KXrQe2474/T3dNrgRf0oI/AAAAAAAAAWU/0eEjliz7LZI/s400/almada83.2.jpg

O Gráfico rodeado pelo Detective Invisível, de barbas,

e pelo Detective Misterioso.

 

http://1.bp.blogspot.com/-llIxUF0uPAw/T3dNpTe7m9I/AAAAAAAAAWE/faGsS5saxW0/s400/almada+83.1.jpg

Da esquerda para direita: A. Magno, Espírito Santo, Rui Kid, Linda Flor, Cidália,

as cabeças do Alva e do Rockman/77, P.R.M.S, com camisa às listas.

Agachado está O Gráfico, seguido de A Lampadinha e o Detective Misterioso.

 

http://4.bp.blogspot.com/-Q7-ewAIGpqw/T3dNqsarh4I/AAAAAAAAAWM/1apzGVDi03s/s400/almada+83.3.jpg

Alva, olhando para direita; Lebasi, o Sete de Espadas, O Gráfico e a Pal.

 

© DANIEL FALCÃO