MISTÉRIO E AVENTURA

Publicação: “A Vida Mundial Ilustrada”

Data: 8 de Fevereiro de 1945

 

 

 

 

1º CONCURSO MENSAL

 

SOLUÇÃO DO PROBLEMA Nº 4

 

O CRIME DO JOGADOR

Autor: Artur Varatojo

 

1º – Pela alínea sexta sabemos que “O Chico Saloio” é parceiro de “O Lagartixa” e do Carlos Damião. Daí o concluir-se, portanto, que Mário da Ermida, “O Maneta” e o espanhol Ramirez são os parceiros de “O Má-Vida”. Na alínea sétima diz-se que “O Lagartixa” está colocada entre “O Má-Vida” e “O Maneta”, pois só assim pode segredar ora com um, ora com outro.

Além disso, no enunciado indica-se que os dois cinzeiros sem marcas pertencem, respectivamente, a “O Lagartixa” e a Carlos Damião, devido ao facto do “Chico Saloio” guardar as marcas dos seus dois parceiros (alínea sexta).

Logo, como os parceiros têm de ficar colocados em lugares alternativos, podemos afirmar que a situação dos presentes era a seguinte, a partir do morto para o seu lado esquerdo: João Carvalho, “O Má-Vida”, Carlos Damião, Ramirez, “O Chico Saloio”, Mário da Ermida, “O Maneta” e “O Lagartixa”.

2º – “O Lagartixa”, como se vê na foto, é o único que ainda não tem cartas. Logo, estas foram dadas pela esquerda. “O Má-Vida” segura o resto do baralho na mão direita, mas dava as cartas à esquerda, tanto mais que tem o seu cinzeiro com as marcas do mesmo lado esquerdo. Assim, João Carvalho, “O Má-Vida”, era o jogador canhoto.

3º – O espanhol Ramirez era o que estava a beber no momento das detonações. Prova-o a marca que se vê na foto indicando com um X a mancha do copo de vinho. É o único que possui essa marca.

4º – O assassino foi “O Chico Saloio”! Porquê? Vejamos: “O Gonçalo Miúdo”, empregado do “bar”, afirmou que todos estavam segurando cartas com uma das mãos, quando soaram os tiros. Assim, todos tinham uma das mãos ocupadas... e o assassino seria necessário utilizar-se da outra mão para atirar sobre “O Má-Vida”.

Mas o Mário da Ermida era maneta (alínea terceira). Carlos Damião só tinha disponível uma das mãos (alínea quinta), e com essa segurava precisamente as cartas. “O Lagartixa” segurava as marcas com uma das mãos e com a outra contava as mesmas marcas (alínea sétima). O espanhol Ramirez utilizava a mão livre para levar o copo de vinho à boca (alínea oitava).

Portanto, como todos estes estavam inocentes, restava apenas, por exclusão de partes, “O Chico Saloio”.

E, na verdade, acusado por Ricardo Emílio, ele declarou ter morto “O Má-Vida”, seu ex-parceiro, por descobrir que ele “trapaceava” o jogo...

© DANIEL FALCÃO