MISTÉRIO E AVENTURA

Publicação: “A Vida Mundial Ilustrada”

Data:

 

 

 

 

2º CONCURSO MENSAL

 

SOLUÇÃO DO PROBLEMA Nº 3

 

QUEM MATOU O SENHOR MENEZES?

Autor: Rocambole

 

1º – O condutor mentiu. No mês de Janeiro, as janelas dos eléctricos estão aparafusadas aos caixilhos e não podem ser abertas. Além disso, um automóvel, ao fazer a ultrapassagem, nunca iria atingir quem fosse à janela do eléctrico. E, por último, a ultrapassagem, fazendo-se pela esquerda, não poderia ocasionar um ferimento profundo no lado direito da fronte (um ferimento profundo e não de raspão, como o condutor dissera ao chefe Leiria).

2º – O guarda-freio falou verdade. A plataforma da frente costuma andar fechada nos meses de Inverno. Por outro lado, ele deve aplicar toda a atenção no que se passa à frente e não à retaguarda. Mas, especialmente, falou verdade, porque no caso contrário procuraria colaborar nas respostas falsas do condutor, o que não faz.

3º – O senhor Menezes foi assassinado. Não podia ter morrido do acidente apontado.

4º – O chefe Leiria, em vistas das declarações prestadas e do seu raciocínio, concluiu que, devido a qualquer alteração com o senhor Menezes, o condutor lhe bateu (voluntária ou involuntariamente) com o alicate dos bilhetes no lado direito da fronte. A pancada, porém, foi dada com manifesta infelicidade e – talvez por acaso – num sítio perigosíssimo. Perante o facto consumado, o condutor desorientou-se e procurou o álibi da janela e do automóvel. Mas, na sua atrapalhação, esqueceu-se de muitas coisas, de muitas coisas...

© DANIEL FALCÃO