CLUBE  DE  DETECTIVES

MUNDO DOS PASSATEMPOS

QUEM MATOU JOHN SOIL?

Autor: Roussado Pinto

Embora o dia estivesse claro, o quarto estava envolvido em sombras. Nada se percebia no seu interior. As janelas, hermeticamente fechadas, mergulhavam os móveis em profunda escuridão. Só dois pares de olhos brilhavam com a força do ódio e ambos procuravam esconder-se um do outro.

De súbito, ouviram-se dois tiros. Seguiu-se um curto silêncio… e logo a queda de um corpo pesado, volumoso, que fez estremecer a sala.

Paul Justice acabava de ler o papel que o Inspector Sam Sixkiller lhe entregara momentos antes. Era o resumo de uma investigação laboriosa sobre o caso de um morto que aparecera fechado dentro de um quarto, num edifício de apartamentos.

Paul voltou a ler:

1. A vítima chamava-se John Soil, era gangster e pertencia ao bando organizado do italiano Raf Catanini”

“2. O apartamento estava alugado a um canadiano, negociante de jóias, que viera a Nova Iorque para tratar de negócios. Há dois dias que se encontrava numa clínica, por ter partido uma perna.”

“3. Dos valores que o canadiano possuía no quarto, nada faltava.”

“4. O bando do Raf, além dele próprio e da vítima, era constituído por mais três patifes, alcunhados “Louse”, Mallet” e “Tickle”.

“5. “Louse” odiava John, porque este uma vez, em ocasião de perigo, fugira, deixando-o sozinho, a contas com a polícia.”

“6. “Mallet” estava afastado da cidade há uma semana, pois andava a vigiar uma fábrica, noutro Estado, para saber a que horas entrava o carro que trazia as férias para o pessoal e para fazer um esquema dos movimentos habituais do guarda.”

“7. “Tickle” era amigo íntimo da vítima. Fora trazido para o bando por John e não gostava de falar. Mexia melhor os revólveres do que as palavras.”

“8. Raf, que levara o dia a discutir com “Louse” por este ter comprometido o seu nome como fiador numa dívida de jogo, tinha sido quem incumbira John de assaltar o quarto do canadiano”.

– Então, Paul? – perguntou o Inspector, vendo o jornalista chegar ao fim. Sabe dar-me alguma indicação para resolver este caso?

– Muito simples, meu velho Sam. Vou-lhe dizer quem foi o criminoso… Oiça…

Pouco depois, o Inspector agarrava no telefone e dava ordem para uma brigada ir deter o assassino de John Soil.

Quem é o assassino e como o descobriu Paul Justice?

{ publicado na secção “Mundo dos passatempos” do jornal “O Almeirinense” em 1 de Junho de 2007 }