CLUBE  DE  DETECTIVES

MUNDO DOS PASSATEMPOS

O ENIGMA DO CRIME

Autor: Leiria Dias

(Resumo da solução apresentada por Inspector Boavida)

O que faziam os dirigentes do Clube no momento do disparo fatal?

O vice-presidente estava a usar da palavra, de pé, pelo que não podia ter sido ele o autor do crime.

O presidente e o 2º secretário possuíam consigo as respectivas armas e estas não tinham falta de qualquer bala. Por outro lado, o primeiro é irmão da vítima e o segundo estava a lacrar uma carta, pelo que tinha as duas mãos ocupadas. Ambos estão isentos de culpa.

O dirigente que lacrava a carta estava a servir-se de uns fósforos que o 1º secretário lhe dera naquele mesmo instante, facto que iliba este último da autoria do crime, uma vez que ele não era ambidextro.

O 2º vogal, que estava sentado à direita do tesoureiro, era incapaz de fazer algo com a mão direita, pelo que não podia ter sido ele o assassino – um tiro disparado daquele local, com a mão esquerda, jamais atingiria a vítima no meio do ventre;

Por exclusão de partes, o criminoso só pode ter sido o 1º vogal!

O assassino estava sentado de frente para a vítima, à direita da mesa. Com uma mão pousou o copo de água no tabuleiro e com a outra disparou – ele era ambidextro! A sua mão assassina estava vestida de luva ou envolta num lenço, para que as impressões digitais o não denunciassem. E pronto. Foi limpinho!

{ publicado na secção “Mundo dos passatempos” do jornal “O Almeirinense” em 1 de Outubro de 2007 }