TORNEIO “QUEM É? QUEM É?”

 

Prova nº 1

 

Miller era o seu apelido de solteira. Nasceu em 1891, em Ashfield, em Inglaterra, e cedo ficou órfã de pai. Estudou em casa e recebeu uma educação conservadora e tradicional. A sua irmã mais velha, Magda, lia-lhe muitas histórias de Conan Doyle, Poe e Leroux, três grandes génios da intriga, e incita-a a escrever histórias onde apenas no final se descubra o nome do assassino. Nascia aqui o seu interesse pela escrita policial. Porém, antes de se dedicar às letras, resolve seguir o caminho das artes e escolhe a música. Estuda piano em Paris, para onde vai viver, e torna-se numa extraordinária pianista.

Linda, alta, magra e ruiva, desperta inúmeras paixões. O seu coração elege um jovem militar que ela acompanha até às trincheiras da I Grande Guerra Mundial. Torna-se enfermeira e farmacêutica, aprendendo o manejo de drogas e venenos, o que viria a ser de grande utilidade para a sua carreira de escritora.

Em 1926, depois de três novelas e uma filha, o seu casamento entra em rutura. O divórcio arrasa-a e enlouquece. Abandona a sua roupa interior e o carro junto de uma estrada e desaparece durante onze dias. Um médico certifica que sofreu de amnésia. Graças ao apoio dos amigos e a um tratamento psiquiátrico, recupera o equilíbrio.

Numa digressão pelo Oriente, em Bagdad, conhece o arqueólogo Max Mallowan, catorze anos mais novo, com quem decide casar. A felicidade e a estabilidade encontradas permitem-lhe uma vastíssima obra, traduzida em 103 línguas, que vendeu mais de 400 milhões de cópias. Alguns títulos resultaram em filmes espetaculares e as suas peças de teatro foram sucesso nos palcos.

Alguns dos seus romances foram escritos com o pseudónimo Mary Westmacott, mas, hoje em dia, em quase todo o mundo, quando se fala em policial e mistério é o seu principal nome de escritora que pontifica como a Rainha do Crime.

Quem é ela, quem é?

 

Solução

 

Nasceu Agatha May Clarissa Miller. Criou a perspicaz investigadora Miss Marple e o popular inspetor belga Hercule Poirot. Foi autora da peça “A Ratoeira” – o maior êxito teatral dos palcos de Londres de todos os tempos. Escreveu os best-sellers policiais “O Misterioso Mr. Quin” e “Morte no Nilo” (para além de mais cerca de trezentas outras obras, entre romances de mistério, poesia, peças para rádio e teatro, contos, uma autobiografia e seis livros publicados sob o pseudónimo de Mary Westmacott). O seu talento e o seu papel nas artes e nas letras foram oficialmente reconhecidos em 1956, ano em que foi distinguida com o título de Commander of the Britsh Empire. Em 1971, a Rainha Isabel II consagrou-a com o título de Dame of the Britsh Empire. E em 2000 a 31st Bouchercon World Convention galardoou-a com dois prémios: “A Melhor Escritora Policial do Século XX” e (autora d’) “A Melhor Série Policial do Século XX” (livros protagonizados por Hercule Poirot).

A Rainha do Crime (ou a Duquesa da Morte, como ela preferia ser chamada) é… Agatha Christie!

© DANIEL FALCÃO