Autor

Roussado Pinto

 

Data

13 de Novembro de 1948

 

Publicação

O Século Ilustrado – nº 567

 

 

A MENTIRA DE BOB GRANT

Roussado Pinto

 

Lee Still, sem vacilar, dirigiu-se ao inspector Lorrimer e exclamou:

- Não me posso enganar. Quem matou o velho Davidson foi Bob Grant! E, se apertarmos o interrogatório, verá, inspector, que algo descobriremos para o levar ao tribunal. Quer chamá-lo?

Minutos depois entrava no gabinete do polícia uma figura excêntrica: um homem de idade avançada, com o chapéu amarrotado, fato de sarja, roto e sujo, sapatos descosidos, sem peúgas. Sentou-se, olhou alternadamente para os dois homens e esperou, com um sorriso subtil nos lábios, as primeiras perguntas.

- Diz que assistiu à morte do velho Davidson? – perguntou o jornalista.

- Realmente, não posso dizer o contrário. – respondeu o interpelado, que se chamava Bob Grant. – No lugar onde estava a pescar, de linha ao rio… com água a uns catorze pés…

- Água clara? – interrompeu Still.

- Clara como um espelho. Até me recordo que, antes do incidente, eu olhava o meu reflexo na água, meditando sobre a vida que levo de vagabundagem. Mas isto não interessa. Posso esclarecer que algum tempo depois vi o velho Davidson aparecer no outro lado do rio, a cambalear, como se estivesse embriagado, com a cana de pesca…

- O Sol já tinha nascido? – voltou Still.

- Sim, havia uma meia hora… Mas, como ia dizendo, o velho aproximou-se da margem, ouvi um tiro saído da mata e Davidson caiu ao rio. Corri, mas já o encontrei morto. Não sei se morrera afogado ou do ferimento ocasionado pela bala…

Depois de prestar estas declarações, Bob Grant voltou para a cela onde estava preso como suspeito. Lee Still ficou um momento a raciocinar, até que por fim tirou de dúvidas o inspector.

- Telefono-lhe mais logo, a dizer a verdadeira versão do caso.

E retirou-se.

Assim que abandonou o departamento da Polícia, o hábil repórter dirigiu-se para o local do crime. Colocou-se no lugar onde estivera Bob a pescar, a Leste, e olhou para o poente, directamente em frente ao lugar onde fora encontrado o cadáver de Davidson. Viu a sua própria sombra reflectida na água.

Uma hora decorrida, o inspector Lorrimer recebia um telefonema de Lee Still.

- O homem mentiu, caro amigo. Não me enganei na afirmação!

 

PERGUNTA:

Como foi que o jornalista verificou a mentira de Bob Grant?

 

SOLUÇÃO

© DANIEL FALCÃO