DESAFIOS

POLICIÁRIOS

TORNEIO 2000

Prova nº 4

Solução

 

 

O ASSASSINATO DO AMADO MESTRE

Autor: Paulo

 

C – Vai indicar Belmiro Torres como assassino.

Em primeiro lugar, é necessário ver que tudo aponta, dado as portas e janelas estarem trancadas, excepto as do primeiro andar, para um crime cometido por alguém dentro da casa.

Para amarrar a corda era preciso estar dentro de casa, o que elimina a utilização da corda para subir.

O assassino é Belmiro Torres porque mente ao afirmar que viu o vulto ao luar. Como se tratava de noite de lua nova, confirmada pelos conhecimentos astronómicos de Narciso Morais, não há luar. Se ele mente, apenas o faz porque é o assassino, e pretende atirar com o crime para outra pessoa. Atou a corda à cama com o objectivo de reforçar a sua versão do sucedido.

Se alguém tivesse descido pela corda, teria deslocado a cama com o seu peso, o que não sucedeu pois esta está perfeitamente alinhada, o que contribui para contrariar a versão de Belmiro, que apontava para um intruso assassino.

O facto de Belmiro ser novo na seita explica o seu pouco conhecimento dos fenómenos em causa e a invenção de uma história impossível.

A posição dos braços da vítima não tem qualquer significado para o caso. Trata-se de um acaso a mão tocar no livro de Nostradamus.

 

{ publicado na secção “Policiário” do jornal “Público” de 13 de Agosto de 2000 }

 

Desafios policiários de PAULO

 

 

© DANIEL FALCÃO, 2005