Publicação: “Público”

SOLUÇÃO DA PROVA Nº 4

O NAUFRÁGIO DO VERONESE

Autor: Bernie Leceiro

O detective Alves da Selva, um apaixonado pela vida cultural do Brasil, e não só, ao ler a carta, de imediato lhe chamaram a atenção alguns factos em comum com a biografia de um dos maiores monstros da cultura brasileira, que por pura coincidência tinha sido lida no local onde habitualmente se isolava para reflectir sobre os seus problemas policiários – precisamente em frente ao local onde há 95 anos encalhara o Veronese, a praia da Boa Nova em Leça da Palmeira.

Também António Nobre elegera o mesmo local para se dedicar aos seus devaneios poéticos, que foi imortalizado pelo seu poema “Só”:

Na praia lá da Boa Nova. Um dia

Edifiquei (foi esse o grande mal)

Alto Castello. O que é phantasia

Todo de lapis-lazzuli e coral.

De facto, poderia ter acontecido aqui uma grande coincidência, e seria também de um grande poeta, mas brasileiro, Vinicius de Moraes, a personalidade que é referida na carta. O grande poeta poderia ter sido aqui concebido, pois nasceu a 19 de Outubro de 1913, o que bateria completamente certo nos nove meses de gestação; no entanto, e seguindo a ordem cronológica como os factos são apresentados na carta, eis as evidências:

– A noite do naufrágio era a de uma quinta-feira e não terça-feira, conforme refere o autor da carta.

– Marcus Vinicius de Moraes certamente não herdou este nome em homenagem ao grande capitão Lagoa, que se chamava Manuel António Ferreira.

– De acordo com os registos da época, o comandante do navio era Charles Turner; os pais de Vinicius de Moraes efectivamente eram músicos, violionista e pianista, mas amadores e certamente ainda não teriam que competir com os ritmos jazzísticos de Duke Ellington, Fats Waller e Louis Armstrong, pois os primeiros registos de jazz datam de 1924 e nos Estados Unidos da América.

– O naufrágio ocorreu perto das cinco horas da manhã, e não às duas. O engano poderia ter sido provocado por uma qualquer bebida alcoólica, menos o whisky Cutty Sark, que só foi criado em 1923. A pessoa que ficou célebre com a frase referida foi precisamente Vinicius de Moraes, que de acordo com a carta acabara de nascer.

– Quem socorreu os náufragos do Veronese foram os Bombeiros Voluntário de Matosinhos Leça, associação humanitária sediada em Leça da Palmeira, apoiados com enorme valentia pela tripulação do Capitão Lagoa, cujo barco se chamava Cego de Maio e não Dragão Azul.

– Resta referir mais um dado que Alves da Selva, como curioso da vida marítima, facilmente descobriu ser falso: o construtor do Veronese e do Workman era a empresa Workman, Clark & Cª, sediada em Belfast.