CLUBE  DE  DETECTIVES

 

TORNEIO RÁPIDAS POLICIÁRIAS 1993

Prova nº 4 – Problema nº 2

 

 

VAMOS SALVAR O JOÃO!

Autor: Jomaro

 

O dia tinha começado com o Sol a brilhar, uma temperatura convidativa para a praia e com os pássaros a cantarem alegremente.

No entanto, este dia iria dar ao avô Carolino alguns aborrecimentos e preocupações: o seu melhor amigo, João Serra, colega de liceu, da tropa e de muitas outras tropelias tinha tentado suicidar-se.

João Serra, teve os seguintes sintomas: a nível da pela verificava-se cianose, enquanto que a nível dos olhos se observava midríase; o único sintoma grastrintestinal era a secura da boca; a nível do sistema nervoso verificavam-se contracções musculares, convulsões, depressão respiratória e, no preciso momento em que o avô Carolino chegou ao local, quando a ambulância levava o malogrado João para o hospital, este estava a entrar em coma.

Apesar da azafama que reinava, o avô Carolino pôde ver várias garrafas de bebidas alcoólicas espalhadas pela sala, muitas caixas de comprimidos e até, também vazios, uns frasquinhos de gotas para os olhos. Isto levou-o a tentar adivinhar que tóxicos podiam ter sido ingeridos: álcool, anti-histamínicos, anfetaminas ou atropina.

Partindo do princípio que a tentativa de suicídio foi feita com um tóxico apenas e tentando antecipar os resultados das análises hospitalares, procurando assim salvar a vida do pobre homem, peço-vos que nos digam qual dos tóxicos foi a “arma” desta triste tentativa de suicídio.

 

A    Álcool.

B    Anti-histamínico.

C    Anfetamina.

D    Atropina.

 

{ publicado na secção “Policiário” do jornal “Público” de 11 de Julho de 1993 }

 

SOLUÇÃO

 

 

© DANIEL FALCÃO, 2005