XV CONVÍVIO DA TERTÚLIA POLICIÁRIA DA LIBERDADE

20 de Maio de 2018

Restaurante Sabores de Sintra – S. Pedro de Sintra

Decorreu dentro de um espírito de saudável camaradagem e amizade, no Restaurante Sabores de Sintra, o XV Convívio da Tertúlia Policiária da Liberdade. À hora aprazada, pelas 12 horas, começava a reunião de alguns policiaristas e amigos que paulatinamente foram atacando as excelentes entradas (bolo do caco recheado com manteiga da alho e peixinhos da horta), bem acompanhadas por um vinho branco de muito boa qualidade. Pelas treze horas a mesa estava completa e passou-se à degustação dos pratos principais, ou seja, de um saboroso arroz de polvo a que se seguiram uns muito bem apaladados escalopes de vitela, e tudo foi seguido por variadas sobremesas.

As horas foram decorrendo quase sem se dar por isso em conversa animada e pela altura dos cafés procedeu-se à apresentação de um livrinho editado pela TPL, que vinha sendo escrito por oito confrades a partir de uma ideia de A. Raposo, Detective Jeremias e Verbatim e intitulado O CASO (sério) DA RUA DAS TRINAS. Completaram o elenco dos conceituados autores, numa escrita em que cada um escreveu um capítulo, os confrades Arnes, Búfalos Associados, Inspector Boavida, Rigor Mortis e Zé. A TPL aceita encomendas de exemplares pelo exorbitante preço de lançamento de 1 euro acrescido dos portes do envio.

Já o Convívio ia adiantado quando os confrades A. Raposo e Detective Jeremias ainda surpreenderam toda a gente com a oferta de um outro magnífico livrinho concebido e escrito por ambos, que ostentava o título de "O Verdadeiro BORDA DE ÁGUA do Conto Curto para 2018", o qual foi recebido com grande entusiasmo.

Mas houve ainda outra surpresa. O confrade Abrótea, anunciou que vai ter em breve um livro de contos editado, o que muito nos agrada e aguardamos com muito interesse.

A TPL tem, desde o seu primeiro Convívio em 2005, tentado manter uma tradição de confraternização entre os membros da família policiarista, tradição que já vinha muito de trás e de que o saudoso Sete de Espadas foi um dos mais entusiastas impulsionadores. Os tempos vão mudando, a nossa família vai ficando mais reduzida no que respeita aos mais antigos e só podemos lamentar que, por vezes, as condições menos favoráveis, de saúde e não só, venham obrigar a diminuir o número de participantes. Recordamos com saudade os velhos tempos, que não vão assim tão longe, e, enquanto podermos, continuaremos a saudar o passado, sempre esperando por uma renovação ambicionada. Ao longo de 15 anos prestámos homenagem, para além da figura histórica de Aristides de Sousa Mendes, a nomes como Luis Pessoa, Severina, Daniel Falcão, Sete de Espadas, Manuel Constantino (duas vezes homenageado), Tertúlia Policiária do Norte, Zé Viseu, Página Público Policiário, Rip Kirby, Avlis & Snitram, Inspector Boavida, Jartur, Inspector Aranha, Onaírda, Detective Jeremias, Nove/Verbatim, A. Raposo & Lena, Búfalos Associados, Blogue Crime Público e Site Clube de Detectives. E ainda que, por vezes, os homenageados não nos tenham dado a satisfação de poderem ter estado conosco, continuaremos com a melhor das intenções a prestar-lhes homenagem, sabendo embora que a lista dos homenageados podia ser bastante mais longa.

CERTIFICADO DE PRESENÇA