CLUBE  DE  DETECTIVES

I TORNEIO “O LIDADOR… das CINZENTAS”

Prova nº 3

CRIME SEM CASTIGO… HÁ 2000 ANOS!

Autor: Dic Roland

Os conhecimentos relativos a serpentes, adquiridos pelo investigador num dos mais importantes estabeleci-mentos de Ofidiologia do mundo – o Instituto Butantan, de São Paulo (Brasil) – permitiram-lhe identificar imediata-mente a cobra A. Halys (género Ancistrodon). Esta serpente, porém, não existe em África. Trata-se de uma espécie muito venenosa, cujo habitat se situa a norte da Ásia, embora se estenda também nas regiões europeias limítrofes, a noroeste do Mar Negro e do Mar Cáspio. (a)

Terminada a investigação relativa às pessoas que contactavam com a rainha (excluindo, naturalmente, as duas escravas mortas), o investigador verificou que apenas uma teve oportunidade de conseguir dispor da A. Halys encontrada na arrecadação: o oficial romano Dércetas. Só ele poderia ter trazido a serpente, fácil de encontrar na Dácia e nas costas do Mar Negro.

E qual o móbil do crime?

Lembremo-nos que Dércetas era um grande amigo de Marco António, e não perdoou a Cleópatra a traição de o ter abandonado em Áccio, durante a batalha que terminou com a derrota do seu chefe. Premeditou a vingança e aproveitou a viagem para trazer o animal.

Conhecedor dos hábitos do palácio, agiu com a necessária discrição e rapidez, porventura com o auxílio de um dos seus soldados. As escravas sofreram a mesma sorte, para que não houvesse testemunhas do crime.

A serpente foi depois morta e escondida na arreca-dação, para ser mais tarde retirada e destruída.

A rápida intervenção de Octávio, ao chamar o investi-gador, impediu Dércetas de concluir o seu trabalho.

Em tempo: Foi pena que o Confrade M. Constantino não tivesse tido conhecimento desta operação policiária. Em minha modesta opinião, trata-se de uma lacuna grave no seu excelente trabalho sobre a História da Narrativa Policial – Vol. I – Da Bruma dos Tempos a Sherlock Holmes. Paciência…

(a) Vide “Os Segredos da Natureza – Anfíbios e Répteis” (Edição de Ediclube), p.177: “A «mocassin» Ancistrodon Halys vive na Ásia mas a sua área de distribuição entende-se até ao oeste da foz do Volga, pelo que pode considerar-se igualmente europeia…”

{ publicado no boletim “O LIDADOR… das CINZENTAS” nº 14 de Abril de 2005 }