CLUBE DE DETECTIVES

SOLUÇÃO DO EPISÓDIO Nº 1

O ENIGMA DO GUARDA-CHUVA DESAPARECIDO

Autor: Daniel Falcão

“Julgo que foi o Duarte que levou o guarda-chuva da professora de inglês.”

Reparei no balancear assertivo do palestrante e senti-me, interiormente, satisfeito, por Bruna, era este o seu nome, ter respondido acertadamente. “Muito bem! E qual foi a razão que a levou a apontar o Duarte?”

Foi então que Bruna mostrou ter estado muito atenta à situação que fora exposta: “Por uma razão muita simples. O director de turma apenas referiu aos três rapazes que desaparecera um guarda-chuva, sem precisar que fora na aula de inglês. Ora, o Duarte é o único que identifica o término da aula de inglês como o momento em que desaparecera o guarda-chuva.”

Quando me apercebi, estava de pé, ovacionando a participação da Bruna e sendo acompanhado por todos os presentes no auditório.

“Excelente! Eis uma resposta concisa e objectiva” – começou por dizer o palestrante. E continuou: “Este, como muitos outros enigmas policiários, procura desviar a atenção do solucionista para pormenores secundários. Embora o Vítor tenha levado para a escola o guarda-chuva da mãe, ou seja, um guarda-chuva feminino, tal não é suficiente para o ‘incriminar’. Ele apenas teria mencionado este facto, para o caso de alguém ter referido que ele tivera na sua posse um guarda-chuva que, indubitavelmente, não devia ser o seu.”