O LIDADOR… das CINZENTAS

Episódio nº 5

REGULAMENTO

TORNEIO CLUBE DE DETECTIVES 2006

1. O torneio é aberto a todos os leitores, não necessitando de inscrição prévia.

2. O torneio terá cinco provas, publicadas entre os meses de Maio e Outubro (excepto no mês de Agosto, em que O LIDADOR… das CINZENTAS não se publica).

3. Cada prova é composta por um enigma policiário em que é solicitada a escolha da resposta certa (entre quatro opções sugeridas) e a respectiva justificação.

4. Cada solução dos problemas será classificada da seguinte forma: 5 pontos pela presença, 3 pontos pela resposta certa e 2 pontos a serem atribuídos em função da qualidade da justificação.

5. A justificação das soluções não poderá ultrapassar o máximo de 1000 caracteres.

6. Será vencedor do torneio o concorrente que no final das cinco provas acumular o maior número de pontos. Em caso de igualdade pontual, os concorrentes serão escalonados em função da qualidade/originalidade da solução apresentada na última prova.

7. O vencedor do torneio receberá o troféu “PÚBLICO-Policiário”. Serão entregues outros troféus aos vencedores nas seguintes categorias: troféu “SETE DE ESPADAS” para o concorrente melhor classificado entre os leitores nascidos depois de 1975; troféu “DIC ROLAND” para o concorrente melhor classificado entre os leitores nascidos antes de 1940; e, por fim, o troféu “CLUBE DE DETECTIVES”, para o concorrente melhor classificado que concorra pela primeira vez a um torneio policiário e nascido depois de 1986.

8. Os concorrentes classificados entre o segundo e o quinto lugares da classificação geral receberão uma Medalha. Os concorrentes classificados entre o sexto e o décimo lugar receberão um Livro Policial.

9. Para se candidatarem aos troféus “SETE DE ESPADAS” e “DIC ROLAND”, os concorrentes devem enviar, juntamente com a primeira proposta de solução, um comprovativo da idade (cópia em papel ou digitalizada de documento identificativo). Para se candidatarem ao troféu “CLUBE DE DETECTIVES”, os concorrentes devem também enviar um comprovativo da idade e mencionar, juntamente com a primeira proposta de solução, que concorrem pela primeira vez a um torneio policiário.

10. Todos os casos omissos serão resolvidos pelos confrades envolvidos mais directamente na organização do torneio (e que, por este motivo, são os únicos que estão impedidos de participar): Daniel Falcão, autor dos enigmas policiários, e Inspector Boavida, coordenador da rubrica “Quer ser detective?...”; não havendo recurso das decisões tomadas.