CLUBE DE DETECTIVES

SOLUÇÃO DO EPISÓDIO Nº 2

O ENIGMA DAS FORMAS DA LUA

Autor: Daniel Falcão

“Parece-me que ambas as descrições são verosímeis.”

Tal como antes acontecera comigo, também desta vez o palestrante mostrou estar satisfeito com a resposta fornecida pelo Hugo, era este o seu nome, e disse: “Parece que temos por aqui excelentes detectives. Diga-me lá, então, porque considera que ambas as descrições são verosímeis.”

O Hugo disse então: “Quando ambos os casais iniciaram as suas férias, pelo que indicam, a Lua estava a atravessar a fase de Lua Cheia. No regresso, uma semana depois, a Lua estaria a atravessar a fase de Quarto Minguante. Ora, como é do conhecimento geral, diz-se que a Lua é mentirosa porque na fase de Quarto Minguante parece-se com a letra C. Mas esta situação apenas acontece no Hemisfério Norte, onde se localiza Portugal. Já que no Hemisfério Sul, onde fica o Brasil, a Lua não é mentirosa, pois na fase de Quarto Minguante (Decrescente) tem uma forma que sugere a letra D.”

“Estou satisfeitíssimo!” – exclamou o palestrante, mesmo antes de, tal como me acontecera a mim, a plateia exprimir o seu regozijo através de uma magnífica salva de palmas.

“Muito bem! O essencial para resolver este enigma está presente no breve discurso do Hugo. Não está em causa saber se os amigos estão ou não a mentir, mas apenas se as suas declarações são verosímeis. Muito mais poderia ser adiantado sobre este enigma, mas nada modificaria o desenlace que foi apontado.”