CLUBE DE DETECTIVES

SOLUÇÃO DO EPISÓDIO Nº 3

O ENIGMA DA PLACA DESAPARECIDA

Autor: Daniel Falcão

Quando chegamos ao bar, lá estava a dona Palmeirinha em amena conversa com o senhor a quem indicáramos o bar da Quinta da Caverneira. Apercebemo-nos que o negócio estava praticamente fechado e que se aprontavam para sair.

Todavia, assim que a senhora nos viu, dirigiu-se imediatamente na nossa direcção, perguntando: “Então, que tal correu a vossa investigação? Descobriram quem fez desaparecer as minhas placas?”

Olhamos um para o outro, procurando decidir quem responderia às questões formuladas. Um aceno assertivo da minha cabeça foi recebido pela Bruna como o sinal para ser ela a expor o resultado da nossa investigação: “Correu muito bem! E, por acaso, conseguimos descobrir o raptor, ou talvez devesse dizer a raptora, das placas.”

“A sério? Fantástico! Como conseguiram?” – voltou a perguntou, de imediato, a senhora.

“Acho que tivemos sorte. Chegamos a tempo de encontrar o culpado ainda com a boca na botija, como se costuma dizer. A senhora da moradia ao lado não devia estar muito interessada em ter novos vizinhos e, por isso mesmo, era ela que tirava as placas de madeira. Estas placas eram depois queimadas no seu fogão de sala. Achamos muito estranho que, num dia de calor como este, a senhora tivesse o seu fogão de sala aceso. Tive a oportunidade de olhar para dentro da casa e ver ainda algumas brasas a crepitar com intensidade” – concluiu a Bruna.

“Eu bem que desconfiava! Sempre que lá ia colocar uma nova placa, lá estava a ela a espreitar por trás das cortinas…”