CLUBE DE DETECTIVES

SOLUÇÃO DO EPISÓDIO Nº 4

O ENIGMA DO VASO PARTIDO

Autor: Daniel Falcão

O empregado do bar, observando a felicidade estampada no nosso rosto e em consequência da nossa troca de palavras, ansioso por saber quem havia partido o vaso preferido da esposa, perguntou: “E então? Já deu para entender que sabem quem partiu o vaso. Mas, importam-se de partilhar comigo o vosso raciocínio?”

É claro que a felicidade que se podia detectar no nosso rosto, não derivava do facto de termos descoberto o pequeno ‘criminoso’. Claro que não! O que nos satisfazia naquele momento era a oportunidade de termos resolvido este caso com tal rapidez, que íamos ter, finalmente, algum tempo só para nós.

Disse, então, o Hugo: “A situação que nos descreveu resolve-se muito facilmente. Como não conhecemos a sua casa, imaginamos que as seguintes situações não devem estar longe da realidade. O quarto do Filipe deve ser próximo do local onde foi partido o vaso. Caso ele estivesse com a janela aberta, poderia ter escutado o ruído resultante da queda do vaso. Por outro lado, caso a sua casa possua um jardim que a rodeia, pelo menos parcialmente, é aceitável considerar que o Carlos brincasse num local em que não fosse visível a queda do vaso. Acresce ainda o facto de o seu filho mais novo não dizer que escutou o ruído da queda. É claro que, mais tarde, o Carlos deve ter achado irresistível deixar uma pegada do seu pé descalço naquela terra apetecível.”

“Está a querer dizer-me que o malandro que partiu o vaso foi o Rui”, adiantou-se o empregado do bar.

“Deixe-me continuar! É possível que a garagem onde estava o Rui também fique num local próximo, sendo possível escutar o ruído da queda do vaso…”

“Mas, então…”, tartamudeou o empregado do bar.

“Todavia, seria completamente impossível o Rui estar a ler um livro de banda desenhada e, após voltar a folha, passar para a página 17. Como é sabido, voltando-se a folha de um livro, deparamos sempre com uma página par, pois a numeração inicia-se sempre do lado direito.”

“Tem razão”, disse o empregado do bar, enquanto folheava o livro que ia lendo nos períodos em que não tinha clientes.