EDIÇÕES

CLUBE DE DETECTIVES

Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: pp20012005

PÚBLICO – POLICIÁRIO (2001-2005)

Daniel Falcão (Org.)

Título: PÚBLICO – POLICIÁRIO (2001-2005)

Organização: Daniel Falcão

Data da 1ª edição: Setembro de 2010

Exemplares: 30 (numerados de 1 a 30)

Editor: Clube de Detectives

E-MAIL: clubededetectives@gmail.com

URL: http://clubededetectives.net

ÍNDICE

PREFÁCIO                                                                                                                               5

TEMPORADA 2001-2002                                                                                                   7

TEMPORADA 2002-2003                                                                                                 67

TEMPORADA 2003-2004                                                                                              113

HOMENAGEM A ZÉ-VISEU                                                                                           173

TEMPORADA 2004-2005                                                                                              183

CLASSIFICAÇÕES FINAIS                                                                                               237

PRODUTORES                                                                                                                  239

PREFÁCIO

Foi no dia 14 de Dezembro de 2000 (estamos prestes a completar o 10º aniversário) que surgiu o sítio Desafios Policiários, nascido com o objectivo de divulgar no espaço cibernético os problemas policiários publicados ao longo de mais de meio século, em secções orientadas por ilustres policiaristas em diversos jornais e revistas.

“O caso de ontem à noite”, produção original de Repórter Mistério, publicado na secção Mistério e Aventura, em A Vida Mundial Ilustrada, no dia 30 de Novembro de 1944, foi divulgado como sendo o primeiro original publicado em Portugal. Sabemos agora, graças ao labor de Jartur Mamede na criação do Arquivo Histórico da Problemística Policiária Portuguesa, que já antes desta data haviam sido publicados no nosso país outros problemas originais.

O objectivo central de Desafios Policiários, nomeado Clube de Detectives a partir de 15 de Setembro de 2008, rapidamente foi crescendo, deixando de estar voltado exclusivamente para o passado e passando a olhar para a actualidade policiária. Foi assim que, a partir do dia 5 de Outubro de 2002, passamos a acompanhar, a par e passo, todas as actividades policiárias, nomeadamente a secção Público-Policiário. Estavam a iniciar-se o Campeonato Nacional e a Taça de Portugal 2002-2003.

No nosso horizonte sempre esteve presente, para além da disponibilização dos problemas policiários online, a respectiva organização e a sua publicação em livro. Objectivo (até aqui) sempre adiado, mas finalmente concretizado.

Parece-nos inequívoco que não há melhor momento para iniciarmos as nossas edições: 19 de Setembro de 2010. Podemos apontar algumas razões, como sejam, estarmos prestes a completar 10 anos de divulgação policiária e termos acabado de completar 2 anos de actividade do agora Clube de Detectives.

Mas há, sem dúvida, uma outra razão: o dia 19 de Setembro ficará para sempre marcado nos anais do policiário português por ser o dia em que uma secção publica a sua 1000ª edição. E é um orgulho, para o Clube de Detectives, poder associar-se a esta data histórica.

Havendo, desde há muitos anos, uma parceria entre a secção Público-Policiário e o Clube de Detectives, a nossa primeira edição é naturalmente dedicada a esta secção, a partir de hoje milenária, abarcando os problemas policiários publicados desde a temporada 2001-2002 até à temporada 2004-2005.

Decidimos que esta primeira edição se deveria iniciar na temporada 2001-2002, quer por corresponder ao início da organização de competições num novo formato, como é o Campeonato Nacional e a Taça de Portugal, mas também por coincidir com os primeiros anos de actividade do (agora) Clube de Detectives. A esta edição, irão seguir-se, naturalmente, algumas outras que terão ainda como referência o Público-Policiário (mas não só), destacando-se para muito breve o próximo volume que irá contemplar as temporadas seguintes até à actual, 2010.

Para esta edição, convidamos Luís Pessoa, o grande impulsionador da secção Público-Policiário, a escrever breves intróitos aos problemas das quatro temporadas publicadas e a quem, graças à sua inegável dedicação, devemos esta comemoração milenar. Um outro grande Amigo, Zé, foi convidado a redigir umas breves linhas, prefaciando o excelente problema que foi produzido em sua homenagem pelo mestre da produção Manuel Constantino (o Mário Campino).

Fechamos este breve prefácio, agradecendo a todos os produtores que nos presentearam com este magnífico leque de problemas policiários, mantendo vivo este passatempo que nos vai acompanhando há já algumas décadas, e parabenizando Luís Pessoa, alma mater desta comemoração milenar.

Daniel Falcão