MISTÉRIO E AVENTURA

Publicação: “A Vida Mundial Ilustrada”

Data: 24 de Abril de 1945

 

 

 

 

2º CONCURSO MENSAL

 

PROBLEMA Nº 1

 

A ESTRANHA MORTE DE FERNANDO FARIA

Autor: Natércia Leite

 

O detective Santos foi chamado apressadamente a casa dos irmãos Faria, dois notáveis engenheiros. Aí, o criado, assustado, contou que um dos patrões há muito que fora para o banho e ainda não voltara. Como o outro patrão tivesse saído nesse intervalo de tempo, ele preferira recorrer à polícia.

Então, o detective Santos encaminhou-se para a sala de banho. A porta estava fechada. Mas como se tratava de uma fechadura vulgar, o detective utilizou uma das muitas chaves que sempre trazia consigo e conseguiu abri-la facilmente.

Lá dentro deparou-se-lhe um espectáculo bem triste. Entre os vapores de água jazia Fernando Faria. A sua cabeça estava tombada para o peito. E, na nuca, tinha uma horrível brecha.

O detective Santos pode constatar logo que a morte fora instantânea.

O detective fez um rápido esboço do que estava à vista.

Depois, voltou à outra sala para melhor interrogar o criado. Ainda assustado, ele confessou:

– O senhor Fernando discutiu furiosamente de manhã com o senhor Francisco. Depois, aí pelas onze horas, foi meter-se na casa de banho. O senhor Francisco saiu às onze e meia. Lá para o meio-dia e meia hora, como o senhor Fernando não aparecesse, fui bater à porta da casa de banho. Ele não respondeu. Ainda procurei ver pela fechadura mas a chave, do lado de dentro, não me deixou ver nada. Então, resolvi telefonar-lhe...

Passados momentos, regressou a casa Francisco Faria, o irmão do morto, interrogado logo pelo detective, ele declarou:

– Sim. Discuti com ele, de manhã, pois acusei-o de me ter roubado uns planos valiosos. Ele não mos devolveu, dizendo que não os tinha. Saí furioso. Mas, apesar de tudo, era bastante seu amigo.

O detective Santos olhou sorridente para os dois homens. Já tinha achado a “chave do caso”.

 

QUESTIONÁRIO:

1º – O criado falou verdade? Porquê?

2º – Francisco Faria falou verdade? Porquê?

3º – Fernando Faria suicidou-se? Porquê?

4º – Qual deve ter sido a solução do detective Santos?

 

© DANIEL FALCÃO