Autor

Abrótea

 

Data

10 de Janeiro de 2020

 

Secção

O Desafio dos Enigmas [84]

 

Competição

Torneio "Solução à Vista!" – 2019

Prova nº 7

 

Publicação

Audiência GP Grande Porto

 

 

Solução de:

A ESTRANHA MORTE DO BARÃO

Abrótea

 

Primeira pista: marcado no calendário a lua em quarto CRESCENTE uma semana depois, então o ciclo estava em LUA NOVA nesta altura.

Segunda pista: a chave pelo lado de dentro indica alguém da casa, alguém muito próximo do patrão, pois este só abriria a porta descontraidamente aos seus mais íntimos amigos.

Terceira pista: os vidros, muitos no lado de fora e poucos no lado de dentro. O vidro foi partido de dentro para fora.

Quarta pista: a mentira do Doutor Pinto, com LUA NOVA não existe luar. E aqui ele tenta incriminar o Jorge (só que este foi o primeiro a chegar), calçando os sapatos que lhe estão grandes demais. Para isso, e isto é pura especulação, calça dois ou três pares de meias e uns sapatos grandes demais para o seu pé. Jorge é um gigante, logo tem pé grande. O Doutor Pinto implica também o “Coxo”, deixando uma pegada mais funda que a outra. Mas o “Coxo”, além de não ter o pé grande (ele é baixo), coxeia sempre do mesmo lado. As pegadas que iam e vinham, a mais funda é uma ao contrário da outra, isto é uma direita e outra esquerda, uma partidinha do nosso amigo para incriminar o “Coxo”, mas enganou-se. Porquê? A pessoa manca faz sempre mais força na perna sã, nunca troca a força para a perna mais curta ou menos sã. Por tudo isto o nosso advogado é o “EL MATADOR”.

© DANIEL FALCÃO