Autor

A. Coelho

 

Data

14 de Setembro de 1978

 

Secção

Mistério... Policiário [183]

 

Competição

Torneio “4 Estações 78" | Mini C – Verão

Problema nº 2-B

 

Publicação

Mundo de Aventuras [259]

 

 

Solução de:

O LATÃO DO LEITE…

A. Coelho

 

1 – Sem perda de tempo, o detective Acácio, acusou o Balacó e o Zé Manel.

2 – À primeira vista o Cesário parece ser o culpado, pois ele poderia ter aproveitado o corte da corrente e ir roubar o latão. Mas não foi ele, pois tem uma canela esfolada e quase não pode caminhar.

O Balacó mentiu. Com efeito, nem ele limpou o seu quarto (porque dorme todos os dias no divã da sala de estar) nem se poderia ter servido do aspirador porque, exactamente naquele espaço de tempo, não houve luz. Ele não falou no corte de corrente porque o ignorava. Entre as 10 e as 10.15 horas, ele estava lá fora com o seu irmão, Zé Manel, a roubarem o latão de leite.

Pois o Zé Manel é igualmente culpado, tal como o seu irmão. O rádio dele não é de pilhas, portanto ele não poderia estar o ouvir devido ao corte de corrente, que ele não assinalou, por não ter estado a ouvir rádio. Quanto ao Zé Manel dizer que sabia de cor tudo o que o professor João Paulo tinha dito é fácil, pois ele recebe o jornal às terças-feiras e podia muito bem ter lido um artigo sobre o assunto de que falou. (Não esquecer que o roubo foi na quarta-feira e ele recebe o jornal às terças-feiras).

Mas poderia ser só um deles? Não; sabe-se que o latão era muito pesado para um só. Portanto roubaram-no os dois (Balacó e Zé Manel).

© DANIEL FALCÃO