Autor

Agente J-23

 

Data

24 de Agosto de 1978

 

Secção

Mistério... Policiário [180]

 

Competição

Torneio “4 Estações 78" | Mini C – Verão

Problema nº 1-B

 

Publicação

Mundo de Aventuras [256]

 

 

Solução de:

APENAS SUBLINHOU O NOME…

Agente J-23

 

1 – Não há dúvida que a cena se passou entre espiões e quem o Agente Kapa «caçou» foi, também sem dúvida, a Linda Silver.

2 – Se analisarmos a pista deixada pelo químico, verificamos que os dois valiosos elementos roubados foram o «ouro» e o «rádio».

O raciocínio do agente foi o de se atirar de caras para pegar no carro… E em face dos dados, resolveu-se por um caso de espionagem…

Depois de ter uma lista de suspeitos nesse campo, pôs-se no lugar do químico e pensou, como faria, se visse por acaso, roubarem os recipientes. A primeira coisa era deixar uma pista que denunciasse o, ou os, assaltantes… E como químico não estaria a utilizar palavras de «sete e quinhentos»… Seria o mais rápido e conciso possível, não só porque lhe iria faltar tempo, como porque não daria elementos ao ladrão para saber o que ele tinha escrito… Assim, a pista AG-88-79, que o ladrão não viu… Se a tivesse visto, com os seus conhecimentos, teria apagado tudo aquilo e lá se ia o problema…

Em português, e matrícula de carro, aquilo não era de admitir, pois estamos numa pequena cidade americana e não fazia sentido ali um carro estranho que daria imediatamente nas vistas…

Vamos então ao AG, que escrito por um químico nos dará um símbolo… Prata! E prata em inglês é Silver… E nós tínhamos uma Linda Silver!

E voltando ao químico… Os dois recipientes roubados eram valiosos… Pois, pois!... 79 e 88!... Números… Números da «Classificação Periódica» que, traduzidos, darão: 79 – Ouro e 88 – Rádio. Também há quem lhes chame «números atómicos».

© DANIEL FALCÃO