Autor

Agente X-15

 

Data

9 de Dezembro de 1976

 

Secção

Mistério... Policiário [91]

 

Competição

Torneio "Primeiro Passo Deductivo"

Problema nº 2

 

Publicação

Mundo de Aventuras [167]

 

 

Solução de:

O ASSASSÍNIO DO SENHOR CARLOS

Agente X-15

 

1 – Joaquim., o sobrinho do senhor Carlos, foi quem originou o assassínio deste.

2 – O inspector Semedo não teve dificuldade em chegar a essa conclusão, ao verificar que o «Jaguar» se encontrava «limpíssimo, lustroso e brilhante». Em boa verdade, se o Joaquim tivesse utilizado o carro, conforme afirma, este apresentaria um aspecto totalmente diferente, porquanto estaria molhado e decerto teria lama, pois naquela tarde chovia torrencialmente e as estradas deveriam estar cheias de água, a qual deixaria visíveis e característicos vestígios na pintura e cromados do veículo.

Logo, aquela impecável limpeza, demonstra o falso depoimento de Joaquim, até porque não poderá ser considerada a hipótese do carro ter sido lavado após a chegada, já que a mesma se teria verificado momentos antes, segundo as suas palavras. Portanto, não haveria tempo para tal… Ora quem mente…

Por tudo isto, fácil será concluir que o «Jaguar» não saiu da garagem… Consequentemente, o Joaquim não foi à cidade. Ficou-se por ali, naquela «linda casa, um pouco afastada da cidade»… A ultimar aquilo que há muito tinha premeditado… Simplesmente, esqueceu-se que o plano estava engendrado para um dia de sol…

© DANIEL FALCÃO