Autor

Alpha Dauphin

 

Data

12 de Abril de 1984

 

Secção

Mistério... Policiário [417]

 

Competição

Torneio “Do S. Pedro ao Natal” - 82

Problema nº 10

 

Publicação

Mundo de Aventuras [519]

 

 

Solução de:

O ASSASSÍNIO DO SR. JOÃO

Alpha Dauphin

 

1 – O ex-inspector Fontana.

2 – Só pode ter sido o inspector Fontana o assassino, uma vez que foi a única pessoa a entrar no quarto do sr. João, e, para cortar a garganta à vítima, era necessário entrar no quarto.

A mecânica do crime foi esta: depois do jantar, o sr. Joaquim foi buscar os comprimidos para dormir, destinados ao sr. João. O inspector Fontana presenciou isso e daí nasceu o plano, observando que os comprimidos para dormir destinados ao Sr. João, dados pelo sr. Joaquim, eram muito fortes e, portanto, o sr. João ficaria profundamente adormecido, depois de os tomar. Evidentemente, houve uma troca de comprimidos…

Bem, mas o plano do inspector Fontana baseava-se ainda, na previsão, que a sra. Brites quando fosse acordar o sr. João e este não respondesse, influenciada polo assassínio de um merceeiro da vizinhança, correria em busca de ajuda; mas não estando nenhum hóspede em casa, logicamente pediria ajuda ao sr. Fontana, que além de ser homem (não há aqui nenhuma tentativa de machismo, atenção!), pertencera à polícia.

O inspector Fontana previu tudo isto, limitando-se a esperar; quando a sra. Brites o foi chamar, já estava preparado com a arma do crime, por exemplo, uma navalha de barbear ou simples lâmina.

Ele arrombou a porta do quarto, entrou, e num ápice cortou a garganta à vítima, pois como de próprio afirmou “a velhota tão assustada e nervosa, nem sequer espreitava à porta…”

O crime era perfeito, não tinha objectivo preciso, a não ser o de “matar a cabeça” à polícia… O plano do inspector tinha ainda a vantagem de poder ser cancelado até ao último minuto, evitando assim um comprometimento prematuro, caso algum facto alterasse a marcha dos acontecimentos.

 

P.S. – Agora já é conveniente dizer-se de onde se fez a adaptação… Antes, dava muitas possibilidades a alguns… Mas vamos ao caso: – Foi adaptado de “O CRIME IMPOSSÍVEL”, de Israel Zangwill, da colecção “4 Mistérios”, editado pelo “Círculo de Leitores”.

© DANIEL FALCÃO