Autor

A. Raposo

 

Data

1 de Novembro de 2019

 

Secção

O Desafio dos Enigmas [78]

 

Competição

Torneio "Solução à Vista!" – 2019

Prova nº 4

 

Publicação

Audiência GP Grande Porto

 

 

Solução de:

O CASO DO CAPITÃO VENÂNCIO

A. Raposo

 

Na biblioteca do capitão temos tudo para parecer suicídio. A porta da biblioteca fechada, com a chave na secretária, parece ter sucedido que o capitão se fechou na sala, foi buscar a arma e disparou na sua cabeça.

Acontece que a bala foi aparecer alojada no quadro que estava fora da sala, no patamar na escada…

Ora, suicídio só se a porta estivesse aberta!

E nós sabemos que a porta estava fechada porque as duas criadas, que estavam na cozinha, ao subir a escada deram com a porta fechada à chave. Tiveram que descer e ir buscar a chave mestra que estava no chaveiro.

Foi portanto crime. Quem poderia ter praticado o crime? Alguém, da casa, para além das duas criadas que têm alibi. Estavam juntas na cozinha quando ouviram o tiro e estavam com o patrão há muito tempo.

Quem poderá ser incriminado será o jardineiro que – sabendo onde estava a arma – poderia ter subido a escada sem ser visto pelas criadas, chegado à biblioteca, retirado a pistola do sítio e morto o capitão, tendo ficado a porta aberta e permitindo a bala fazer o percurso de ficar no quadro do patamar. O jardineiro fechou a porta da biblioteca, retirou a chave da porta e colocou-a na secretária, para sugerir suicídio. Saiu pela porta que dava para o jardim e ninguém o viu.

Pensaria ele ficar com os “popós” do patrão, legados por este, antes do tempo…

Quanto à solução do enigma temos que fazer uma ligação com o facto do seu antepassado, que o terá influenciado na sua atitude anarquista, ter andado na companhia de Garibaldi, um republicado anticlerical e difusor de ideias liberais, que dominava a escrita cifrada da Carbonária onde foi figura grada.

Assim e de acordo com alfabeto carbonário a “frase” das quinze letras (FEFOABAREGEOLEA) terá a seguinte tradução: VIVA O POLICIÁRIO.

No alfabeto carbonário, que se encontra facilmente na Wikipédia, prevê-se que uma letra substitua outra, segundo a seguinte regra de conversão:

A (O); B (P); C (G); D (T); E (I); F (V); G (C); H (H); I (E); J (J); L (R); M (N); N (M); O (A); P (B); Q (Q); R (L); S (Z); T (D); U (U); V (F); X (X); Z (S).

© DANIEL FALCÃO