A. Raposo & Lena

Prova nº 3 (Parte I)

REALIDADE OU FICÇÃO

A. Raposo & Lena

Aqui fica então a nossa solução ao enigma.

Comecemos pelo aquário, descodificando os nomes que Lineu atribuiu a estes peixes. O Mulus surmuletes é o salmonete. O Boops boops é a conhecida boga. A Anguilla angulla não passa de uma saborosa enguia. Qualquer busca no Google dá-nos tudo isto.

Ora, se seleccionar a primeira letra de cada peixinho (agora já com o nome popular) a saber: alcoraz (a), salmonete (s), boga (b) e enguia (e) temos a, s, b, e.

Combinando na descoberta de uma palavra depressa se chega à palavra “sabe”.

Passemos agora às estatuetas. Seguindo o mesmo tipo de raciocínio temos:

R, T, L, Z, A, U. Depois intercale os dois I de índio aos lados do leão e terá RTILIZAU.

Duas letras estão trocadas, diz-se no original. Fácil de chegar à palavra UTILIZAR.

Já temos assim “SABE UTILIZAR” resolvido. Depois temos uma carta de uma só pinta. Um ás (abandonamos os acentos, como é tradicional nos enigmas figurados).

Agora os quadros. Um céu + lulas e retirado o u (do u.menos), obtemos a palavra “células”.

No segundo quadro a palavra cinza + entas (aqui entas obtém-se do resultado dos quarenta a noventa. São os “entas”). Para fazer desaparecer o “a” da cinza basta ir ao nome do pintor e retirar o A.Menos.

Finalmente um ponto de interrogação a juntar à frase:

“SABE UTILIZAR AS CÉLULAS CINZENTAS?”

Com esta frase o amigo poderá entrar calmamente na Tertúlia. E com uma grande vantagem sobre os clubes de futebol, pois não terá de pagar quotas. O seu clube nunca perde!