Autor

A. Raposo & Lena

 

Data

12 de Maio de 2013

 

Secção

Policiário [1136]

 

Competição

Campeonato Nacional e Taça de Portugal – 2013

Prova nº 4 (Parte II)

 

Publicação

Público

 

 

O AMIGO BENEVIDES

A. Raposo & Lena

 

Tempicos tinha um velho amigo dos bancos da escola – o Benevides – e um dia recebeu uma misteriosa carta dele, que já não via há anos.

O que se passava era simples. O amigo Benevides estava muito receoso que um dos seus sobrinhos (únicos herdeiros) estaria a preparar um “acidente” para enviar o tio para o outro mundo mais cedo do que a ordem natural das coisas.

Benevides seguira Belas-Artes e era um conceituado e rico conhecedor de arte antiga e as suas opiniões eram muito apreciadas.

Acontece que passados uns dias, após Tempicos ter recebido a carta Benevides era encontrado morto. Suspeitava-se de assassinato.

Eis o conteúdo da carta:

“Amigo Tempicos, velho companheiro do Liceu Camões,

Já não nos vemos há tempos mas a nossa relação de amizade e companheirismo mantém-se forte e ativa.

Recordo, saudoso, aquelas jogatanas com bola de trapo, no pátio do liceu, e da regra sagrada do “muda aos cinco e acaba aos dez”.

Recordações…

O que o te vou contar vai, certamente, levar-te a agir em busca da verdade.

Acontece que eu sou um homem com uma grande sensibilidade e descobri que um e só um dos meus quatro sobrinhos, está a preparar o meu enterro. Se tal acontecer peço-te o favor de correres a investigar o que se passou e que faças atuar a justiça. Sei que eras e continuas a ser um ás nas investigações.

Um dos meus herdeiros universais, um autêntico zelote, anda a congeminar um “trabalhinho”. Eu conto contigo e como sabes tenho o gosto pela pintura antiga, conheço e sou reconhecido no meio artístico. Sei comunicar por analogias pois não me parece que deveria indicar-te preto no branco o nome de quem desconfio.

Tempicos, chegarás lá, aposto, basta utilizar o que a natureza, tão pródiga te proporcionou: a capacidade de raciocínio.

Só posso adiantar que o malandreco é, conforme afirmou Leonardo, o último da direita.

Teu amigo, BENEVIDES”.

Os sobrinhos de Benevides são:

 

A – Sócrates

B – António

C – Simão

D – Joaquim

 

SOLUÇÃO

© DANIEL FALCÃO