Autor

A. Raposo & Lena

 

Data

24 de Maio de 2015

 

Secção

Policiário [1242]

 

Competição

Campeonato Nacional e Taça de Portugal – 2015

Prova nº 3 (Parte I)

 

Publicação

Público

 

 

Solução de:

TEMPICOS E A MÚSICA DE ÁGUA FURTADA

A. Raposo & Lena

 

Este caso apresenta duas questões e a primeira é: Será que Tempicos virá a ser um homem rico se puser o quadro do Schiele à venda na Christie´s?

A resposta é não.

Porque analisando a descrição do quadro se conclui que é falso. O original está no Museu Albertina, na Áustria e não é um quadro a óleo, o suporte não é tela. Trata-se de um trabalho a lápis e guache, sobre papel, e pintado em 1914 e não em 1913.

Quanto ao enigma de 15 letras bordadas também não é difícil descobrir. Pode-se chegar lá por mera analogia e tentar utilizar palavras que supostamente o trabalho deverá conter. Se pensarmos na palavra Tempicos lá encontraremos todas as letras do detective. As letras sobrantes após breves combinações levam-nos à solução:

Tempicos é o maior”.

Se quisermos reconstituir o enigma pelos processos tradicionais faremos a inversão ao processo que nos levou ao enigma, a saber:

Escrevamos a frase “Tempicos é o maior” num retângulo com 5 letras de largura e três de altura, escrevendo de cima para baixo e da esquerda para a direita.

Depois transcrevemos as três linhas de letras horizontais, umas a seguir às outras. Por fim transcrevemos do fim para o princípio.

Chama-se a esta forma de encriptação o método chinês. Vem descrito no livro do nosso confrade Constantino “Enigmística Policiária” (APP) na secção das cifras.

Chega-se lá de qualquer maneira. Quem não conseguir – perde pontos. É a vida.

© DANIEL FALCÃO