Autor

A. Raposo & Lena

 

Data

1 de Abril de 2017

 

Secção

O Desafio dos Enigmas [20]

 

Competição

Torneio Policiário 2017

Prova nº 1

 

Publicação

Audiência GP Grande Porto

 

 

Solução de:

O PRIMEIRO FESTIVAL DA PETA

A. Raposo & Lena

 

Se não sabem, ficam a saber que Tempicos, o herói da nossa história, aceita todos os convites que lhe fazem sempre que lhe cheira a farra e copos. Nestas condições nunca diz que não, apesar de ter já umas mazelas figadais que o obrigam a andar de vez em quando a água mineral. E nos tempos livres, este antigo inspetor da “Judite”, escreve uns problemas policiais que publica em jornais quando lhe pedem. Pois foi este o caso e agora chegou a vez de a solução ser apresentada:

De todas as afirmações produzidas por Tempicos, apenas uma delas é de facto mentira. E trata-se de uma “peta” muito pequena, do tamanho de um simples minuto. Pois só quando afirma que o sol se põe às vinte horas e oito minutos do primeiro dia do mês em que nasceu é que diz uma mentira. Na verdade, o sol põe-se mais cedo um minuto, exatamente às vinte horas e sete minutos. Todas as outras afirmações de Tempicos são verdadeiras. E o Borda D´Água confirma!

 

(Notas do orientador da secção: setembro é o mês em que terá início o ano de 5778 da era israelita; 1935 foi o ano em que Salazar decretou a ilegalização de todas as sociedades secretas incluindo a Maçonaria; logo foi no dia 8 de setembro desse ano que Tempicos nasceu.)

© DANIEL FALCÃO