Autor

Araújo do Benfica

 

Data

10 de Março de 1977

 

Secção

Mistério... Policiário [104]

 

Publicação

Mundo de Aventuras [180]

 

 

O CASO DO NEVOEIRO ENGANADOR

Araújo do Benfica

 

O inspector Araújo visitava o norte quando travou conhecimento com Joaquim Freitas, poeta, artista de variedades, pintor, enfim, um homem dos 7 ofícios. Mas um homem com interesse, pois sabia diversas línguas estrangeiras e servia de guia aos turistas que queriam visitar a Costa Verde, com as suas grutas e rochedos metendo-se pelo mar dentro, os seus recifes e locais de beleza surpreendente. O inspector Araújo, interessado na visita, aderiu também ao grupo de Joaquim Freitas: um publicitário, José Dias; um industrial, Carlos Tomé; e um joalheiro e coleccionador de arte, Carlos Pimenta. Ao todo 5 pessoas.

O passeio era na verdade surpreendente. Joaquim conhecia bem a zona e os 4 homens não escondiam a sua satisfação e o seu espanto pelo espectáculo que lhes era dado ver. Em certo momento, porém, envolveu-os um espesso nevoeiro e o inspector encontrou-se separado dos outros por densa cortina branca. Com mil cautelas, pé aqui, pé ali, foi andando e ouvindo vozes. Vozes abafadas, que o inspector não conseguia distinguir a quem pertenciam. Em diálogo quase surdo, percebeu que 2 pessoas, ou melhor 2 vozes, combinavam atacar o joalheiro. Apercebendo-se da situação e nada podendo fazer paro o evitar, gritou:

– Pimenta, atenção! Dois dos seus companheiros vão atacá-lo!

Mas já era tarde… Um grito estridente, logo abafado pelo nevoeiro, veio até ele.

Passados momentos, o nevoeiro foi-se dissipando. Correram todos para o corpo que jazia sobre os rochedos.

Claro que não fora nenhum deles… Pelo menos assim o afirmaram sem demora. E o inspector Araújo também não estava em condições de dizer a quem pertenciam as vozes que ouvira, pois não as distinguira como pertencendo a qualquer dos seus companheiros. Joaquim Freitas, que guiava o grupo, afirmou, que seguia distanciado mas ouvira de facto duas vozes, sem se aperceber do que diziam. Os outros dois turistas também disseram que ouviram vozes de dois homens e que seguiam juntos e atrasados em relação ao sr. Pimenta.

O inpector Araújo marcou uma reunião com todos eles na cabana de Joaquim Freitas. E aí, interrogando os três homens, apercebeu-se de que não seria fácil a solução do enigma.

Até que, de súbito, um elemento novo veio dar a resposta às dúvidas do inspector

Ele sabia, finalmente, quem tinha sido o assassino. Era…

 

1 – Quem foi o assassino (ou assassinos)?

2 – Qual o novo elemento que veio tirar as dúvidas? Explique, em pormenor, a razão das suas afirmações.

 

SOLUÇÃO

© DANIEL FALCÃO