Autor

A. S. Vinagre

 

Data

1 de Janeiro de 2007

 

Secção

Mundo dos Passatempos [21]

 

Competição

Torneio "Os Sete Magníficos"

Prova nº 4

 

Publicação

O Almeirinense

 

 

MATARAM UM CONVIDADO

A. S. Vinagre

 

Spring, o famoso detective inglês, transcreveu um dos seus últimos casos:

I – Local do crime – primeiro andar. Uma escada nasce do rés-do-chão para o primeiro andar, frente à única porta do salão de honra. Nas paredes do salão podem ver-se quadros famosos e várias relíquias de guerra. Ao fundo, uma larga janela, de vidro martelado. Do cimo da escada atrás citada, partem dois pequenos corredores – à direita e à esquerda – dando para outros dois, dos lados do salão principal, no sentido do seu comprimento, e formando, assim, as alas direita e esquerda do edifício. Nas paredes dos corredores, que terminam ao fundo por janelas envidraçadas, vêem-se, também, armas antigas. Formando a ala esquerda, temos, por ordem: o bar e os quartos 2, 4 e 6; na direita, os quartos 1 e 3, a sala de jogo e a biblioteca. Todos os quartos têm, agora, uma porta para o corredor, excepto a biblioteca e a sala de jogo, que têm comunicação entre si. Observam-se, ainda, janelas em todas essas divisões, a três metros e meio do solo.

II – Foi no quarto nº 4, onde estava instalado Louis, um gigante de dois metros, que se deu o crime, sendo ele próprio a vítima. A morte deu-se entre as 10,30 e as 11 horas, sendo ocasionada por uma das achas de armas, das que se encontravam pelas paredes, e que fracturou o crânio do assassinado. Nada mais notei de interesse; apenas uma cadeira tombada e com o tampo riscado de fresco, possível e único indício de provável luta.

III – Fui eu, Spring, que dei com o morto, cerca das 12,30 horas. Vi todos os quartos e o bar, que estavam vazios e onde nada encontrei de suspeito. Voltei atrás e fui falar com o criado, Jim, que esteve junto à porta do salão desde as 10 horas e onde continuou até ao meio-dia, visto ser ali o seu posto (por excentricidade do dono da casa). Jim viu Ó’Moor, Cresade e Louis a dirigirem-se para os seus quartos, às 10,20 horas, aproximadamente. Viu Ó’Moor voltar, decorridos cerca de 5 minutos, e dirigir-se para a ala direita, voltar novamente ao quarto e tornar a sair.

IV – São 13 horas. Nada descobri, ainda. Espero que todos se juntem ao almoço e, como avisei o dono da casa, fazer, então, algumas interrogações.

V – 13,10 horas. Ó’Moor confirma as declarações de Jim, acrescentando que foi jogar ténis com Conway, instalado no quarto nº 3. Interrogado, depois, Cresade, este fez-se ainda mais pequenino e explicou que se conservara na biblioteca cerca de duas horas, lendo. A linda Mary, do quarto nº 1 e esposa de Conway, diz que esperou por Louis até tarde, para irem à cidade, acabando por ir sozinha. Jim nada acrescenta às suas declarações – não abandonou o seu posto e nada mais viu.

 

Por fim, acrescento eu:

1 – Quem matou o convidado?

2 – Em que baseia a sua afirmação?

 

SOLUÇÃO

© DANIEL FALCÃO