Autor

Athos

 

Data

25 de Março de 2023

 

Secção

O Desafio dos Enigmas [159]

 

Competição

Torneio "Solução à Vista!" – 2022

Prova nº 8

 

Publicação

Audiência GP Grande Porto

 

 

HISTÓRIAS… APENAS HISTÓRIA

Athos

 

Ms. Bloque, senhora rica com 25 anos, numa manhã calma de inverno, passeava pela praça. Vinha comprar um vestido, pois a irmã dela fazia anos dali a quatro dias. Nouvelle Mode era a loja que lhe brilhava nos pensamentos. Entrou e uma campainha soou mais agudo do que um apito estragado, mas ela já estava habituada. Era uma loja pequena, com apenas uns 30 vestidos, mas todos de boa qualidade e muito bonitos. O que Ms. Bloque escolheu, depois de uns minutos, era branco como a neve e com bolinhas amarelas, azuis e verdes, estampadas por todo o vestido. Quando saiu da loja, com um saco de pano às costas, viu que ao pé da fonte estava uma grande multidão de pessoas. Ms. Bloque decidiu aproximar-se. A multidão rodeava Oliver Roche, homem com 42 anos de idade. Trazia vestido uma camisa branca bem engomada e um casaco de peles por cima. Este parecia contar uma história. Ms. Bloque ouvia-o, sentada na beira da fonte.

– Há 11 anos fui passar férias na Nova Zelândia. Instalei-me num Hotel mesmo ao lado do aeroporto, e a partir daí a minha visita começou. Primeiro fui num grupo de turistas (umas 8 pessoas) até ao museu de Auckland. Foi muito giro. Os maoris cumprimentavam-nos sempre com largas vénias, seguido de um vigoroso aperto de mão. O nosso guia contou-me que uma vez um turista, ao fazer a vénia teve uma repentina dor de costas e soltou um grito. Depois o maori que estava à frente dele, pensando que o turista gozava com o cumprimento, deu-lhe com a cabeça nas costas e o turista soltou outro grito de dor e atirou-se para o chão, agarrado às costelas. Felizmente um médico que estava por perto apercebeu-se do sucedido. Acorreu ao turista, e, ao examiná-lo, notou que tinha três costelas partidas. Enquanto um turista ligava à ambulância, os outros seguravam o tal maori que estava irritado. Felizmente tudo se resolveu: o turista ficou bem, e conseguiram explicar ao maori que o turista não tinha feito nada por mal.

Oliver começou outra história, vendo que as pessoas estavam cada vez mais interessadas:

– Há pouco tempo fui a um museu em França, já não me lembro do nome, mas era sobre a Revolução Francesa. Era bastante interessante, tinha pinturas, e até a guilhotina que tinha cortado a cabeça do rei Luís XIV. A certa altura meti conversa com um segurança que me disse que tinha havido uma tentativa de assalto ao museu há apenas uma semana. Mas felizmente uma mulher tinha visto uns vultos a entrar no museu e avisou a polícia.

Mesmo assim um dos assaltantes conseguiu escapar, com uns objetos roubados. Uns dias depois os vultos apanhados denunciaram o companheiro.

Então Oliver preparou-se para contar outra das suas aventuras, mas Ms. Bloque foi-se embora. Ambas as histórias tinham um erro.

Quais? 

 

SOLUÇÃO

© DANIEL FALCÃO