Autor

Bernie Leceiro

 

Data

18 de Março de 2020

 

Secção

O Desafio dos Enigmas [86]

 

Competição

Torneio "Solução à Vista!" – 2019

Prova nº 8

 

Publicação

Audiência GP Grande Porto

 

 

Solução de:

A LENDA DO CAVALEIRO SEM CABEÇA

Bernie Leceiro

 

Uma breve introdução histórica que ajuda à interpretação do sonho do Inspetor Alves da Selva, mas em nada contribui para desvendar os enigmas propostos:

A ponte, constituída por 19 arcos, foi mandada erguer por D. Afonso V, fez parte da Estrada Real que ligava o Porto a Vila do Conde e foi demolida aquando da construção da doca n.o 2 do porto de Leixões, em 1958, para alargamento do porto artificial de Leixões cujas docas se levantam perto do seu local e ligavam as duas margens desde a rua Óscar da Silva em Leça da Palmeira (junto das “Alminhas da Ponte”, onde apareceu o corpo, à R. Conde Alto Mearim em Matosinhos.

A ponte era constituída por 18 arcos de volta inteira que sustentavam um tabuleiro várias vezes remodelado e em cujo pavimento passava a estrada.

Quanto ao n.º dos arcos, vários autores escreveram que eram 19 e é verdade, pois o arco mais próximo de Leça da Palmeira foi “amputado” à ponte, tal como a cabeça da vítima, com as primeiras obras de urbanização da Alameda de Leça em 1890 para os acessos ao Porto de Leixões.

Passando ao que realmente interessa, as deduções do inspetor Alves da Selva e seu adjunto Saraiva:

O último dado do problema colocado por Saraiva quer dizer que nenhum dos cinco casou o filho e a filha com a filha e o filho de um mesmo amigo.

“Nora do pai do genro” quer dizer filha e “genro do pai da nora” quer dizer filho.

Bernardo casou a filha com o filho de Aquiles.

Celso casou a filha com o filho de Dinis.

Com quem casou Dinis a filha? Não o poderia ter feito com o filho de Celso nem com o de Aquiles. Terá sido com o filho de Bernardo? A nora do pai da nora de Bernardo é filha de Celso, que tem como sogro Dinis, enquanto o genro do pai do genro de Dinis é o filho de Aquiles, que tem como sogro Bernardo. Como tal Dinis não casou a filha com o filho de Bernardo.

Supomos agora que Dinis casou a filha com o filho de Ernesto. A nora do pai da nora de Bernardo é a filha de Dinis e o genro do pai do genro de Dinis é o filho de Bernardo. Ambos têm como sogro Ernesto.

A filha do Ernesto casou com o filho de Bernardo. A vítima é filha de Ernesto.

Relativamente à identidade do suspeito da autoria do crime, Alves da Selva tinha fortes suspeitas apenas pela ligação do nome às características dos cortes encontrados no corpo.

Alves da Selva baseou as suas suspeitas em duas coisas: a direção das feridas da faca e a localização das contusões no ombro. Verificou que os golpes da faca corriam da esquerda para a direita da vítima. A cabeça já terá sido amputada com a vítima deitada no chão.

A contusão no ombro esquerdo indicia que o corte no pescoço terá sido feito com o agressor agachado no lado direito da vítima, com a mão direita apoiada no seu ombro e os golpes feitos com a mão esquerda.

É essa característica motora do assassino, ser canhoto, que leva Alves da Selva de imediato a incidir as suas suspeitas sobre Thaksin, cuja tradução do nome para português é “mão esquerda”. O inspetor aprendeu essa ligação dos nomes na sua relação com a massagista Tailandesa Anong (mulher bela em português), assim como o nome dos restantes suspeitos têm a seguinte tradução para português: Khalan – valente; Preecha – inteligente; Somehai – homem respeitado.

Não passam de teorias e simples suspeitas, que no caso da sua namorada pode comprovar. Nada que os interrogatórios aos quatro suspeitos não possam vir a confirmar.

© DANIEL FALCÃO