Autor

Big-Ben

 

Data

6 de Janeiro de 1977

 

Secção

Mistério... Policiário [95]

 

Competição

Torneio "Primeiro Passo Deductivo"

Problema nº 8

 

Publicação

Mundo de Aventuras [171]

 

 

CONVÍVIO NO IMAGINÁRIO…

Big-Ben

 

Através da bruma, vi-os aproximarem-se. Descontraídos, folgazões, trocando dichotes e sonoras gargalhadas… Porém, apesar da minha retina, os fixar intensamente, a nebulosidade em que estavam envolvidos continuava pertinaz e caprichosamente a impossibilitar a sua identificação… Sabia quantos eram e de quem se tratava; contudo, apenas divisava vultos. Os rostos não passavam de meras conjecturas

Agora, encontravam-se mais perto… O do meio gesticulava largamente, decerto no intento de fortalecer aquilo que dizia. Parou e foi imitado pelos restantes, embebidos que estavam na narrativa. Ficaram a meia dúzia de passos (se tanto!...) do local onde me situava e nem sequer se aperceberam da minha presença. Procurei falar-lhes, atrair a sua atenção, mas a voz saiu-me distorcida, rouca – apenas um murmúrio…

Estava afónico, inaudível… Assim, tentei chegar-me a eles; não obstante, também esse intento ficou frustrado, porquanto, continuei imobilizado, como se algo me tolhesse os movimentos… Dentro de mim cresceu uma surda raiva e, num esforço inaudito, atirei-me «p'rá frente»

…Bati com a cabeça na mesinha-de-cabeceira e acordei estremunhado!... Afinal, «aquilo» não passara de um sonho…

 

Pois é verdade, amigos! Sonhara que estava à espera de alguns companheiros da «velha guarda» do «policiário» para vivermos mais um convívio. Não recordo qual a localidade onde tal se realizaria, mas, para o caso, tanto faz. Suponhamos, pois, que seria no Imaginário

No entanto, dessas imagens algo esfumadas, o meu subconsciente reteve uns quantos pormenores que, naquele momento, rabisquei num papel. De manhã, já completamente acordado e em pleno uso das minhas faculdades mentais, completei as informações colhidas durante o sono.

Assim, elaborei o seguinte esquema:

a) O que viera de Cascais não tinha 42 anos; o do Porto nascera há 50 anos…

b) Jartur e Vítor Hugo não vestiam camisola castanha…

c) Os residentes em Lisboa e Cascais e o numismata não tinham 44 anos…

d) O de camisola preta não era Vítor Hugo, M. Lima ou Jartur

e) Os de Cascais, Lisboa e Aveiro, o numismata e o poliglota não tinham 46 anos…

f) O da Marinha Grande não era o Dr. Aranha, nem usava camisola branca; outrossim os de Lisboa e de Aveiro

g) O numismata, o poliglota e o daltónico não tinham 40 anos; o esquerdino já fizera os 50 anos…

h) Jartur, os de Marinha Grande e de Aveiro e o ambidextro não usavam camisola azul…

i) O «Sete» usava camisola verde; verde era a camisola do que viera do Porto

Posto isto, consegui identificar os confrades que estariam presentes na atrás referida confraternização e, de igual modo, as suas idades, a localidade donde partiram, a cor das camisolas que traziam vestidas e a particularidade que cada um deles possuía…

…É evidente. Tal como eu cheguei a essas conclusões, também os leitores de «Mistério… Policiário» o conseguirão. É tudo uma questão de tentarem!... E, de acordo com aquilo que escreveu Fernando Pessoa, «vale sempre a pena se a alma não for pequena»… Vamos a isto!...

 

PERGUNTA-SE:

1.o – Qual é o nome (pseudónimo), idade, localidade, camisola e particularidade de cada um dos intervenientes deste convívio no Imaginário?

2.o – Como chegou a essa conclusão? (Deverá ser convenientemente explanado o raciocínio seguido para chegar às conclusões da alínea anterior.)

 

SOLUÇÃO

© DANIEL FALCÃO