Autor

Big Ben

 

Data

16 de Maio de 1999

 

Secção

Policiário [409]

 

Competição

Torneio “Detective Rápido"

Prova nº 9

 

Publicação

Público

 

 

QUAL DOS QUATRO?

Big Ben

 

Era o primeiro de Abril, dia das mentiras, data afeita para impingir patranhas. Porém, o que passo a descrever não está inserido nessas trapaças, assenta em acontecimento verosímil.

Lenta e silenciosamente, a morte aproxima-se. Vem na ponta da faca empunhada pelo vulto embuçado que, pé ante pé, sobe a escada, pisando cuidadosamente os degraus, não vá algum deles ranger e denunciar a sua presença.

Efectua-o com as costas apoiadas na parede, não em busca de auxílio na subida, mas procurando furtar-se aos raios lunares que atravessam a clarabóia e tudo iluminam como se dia fosse.

Mesmo assim, dá para perceber o tremor das mãos da personagem. Nanja pela baixa temperatura ou estado emocional, porquanto demonstra possuir notável sangue-frio; decerto por ser alcoólatra, epiléptico ou padecer de qualquer outra doença semelhante.

Todavia, tal não irá constituir obstáculo para alcançar o pretendido objectivo, isto é, desferir umas quantas facadas em alguém que serenamente repousa nos seus aposentos – com tanta perícia e eficácia que a vítima nem um gemido exala.

O “filme” deste caso mostra-nos, mais tarde, o investigador procedendo a nova apreciação das anotações coligidas quando dos depoimentos dos quatro suspeitos – na certeza de que foi um deles quem ocasionou o delito acima referenciado.

Vejamos:

– Andrade, 48 anos de idade, desenhador, que garantiu encontrar-se em casa a essas horas vendo filmes no vídeo. Como estava muito cansado, acabou por adormecer, não havendo, no entanto, ninguém para confirmar o seu testemunho.

– Baltasar, de 50 anos, agente de seguros, que afirmou que fora já no ano passado a última vez que falara com o assassinado. Por sinal até tiveram acesa discussão e pouco faltou para se engalfinharem, depois disso nunca mais o avistara.

– Cardoso, 49 anos, relojoeiro, que reconheceu andar de relações cortadas com a vítima; contudo, a sua crença religiosa, jamais lhe permitiria liquidar outrem, menos ainda com uma faca – só de pensar nisso, ficava arrepiado.

– Duarte, de 51 anos, dentista, que alegou ser o morto um bom cliente pelo que não iria acabar com essa fonte de receita e quanto aos rumores de andar “enrolado” com a mulher dele não passavam de boatos.

Apresentados estes quesitos, convido os prezados confrades a ponderar tudo quanto fica exposto, a fim de ajudarem o investigador na destrinça do imbróglio. Qual dos quatro?

 

A) Andrade?

B) Baltasar?

C) Cardoso?

D) Duarte?

 

SOLUÇÃO

© DANIEL FALCÃO