Autor

Bob Tavis

 

Data

18 de Março de 1982

 

Secção

Mistério... Policiário [346]

 

Competição

Torneio “Dos Reis ao S. Pedro” - 82

Problema nº 1

 

Publicação

Mundo de Aventuras [440]

 

 

Solução de:

O ROUBO DO COLAR

Bob Tavis

 

1º – Foi um dos «inquilinos do lado»… o sr. Rafael.

2º – Notar que o inspector ao chegar torna a recomendar silêncio sobre a sua presença e quando sabe do roubo, então que não se diga nada de nada a ninguém…

– Quando são chamados, o inspector participa o roubo e diz que pode ter sido um dos seis (excluindo-se a ele, claro!), mas não menciona a vítima, presente e incluída nos seis possíveis…

– O Jorge Alexandre, o Pedro e o próprio porteiro, no andar de baixo, estão, teoricamente, fora de possibilidade. Como vamos excluir a «vítima», pois do texto nada se infere da sua conveniência em «roubar-se»

– Ficam-nos os dois «inquilinos» dos lados da vítima… Um, o sr. Inácio, diz estar a dormir, o que é muito vago, mas como não temos mais nada por onde lhe pegar… O outro, o sr. Rafael, precipita-se quando diz que ouviu ruídos no quarto ao lado… Que ruídos? E se ouve ruídos no quarto ao lado, por que não ouve no corredor, onde nós sabemos que passou uma pessoa? Por outro lado, e não se sabendo quem é a vítima, que o leva a fazer tal declaração? Como complemento do «escorreganço», acrescenta ainda «…Não teria ELA visto o ladrão?» Como sabia que ELA era a vítima?…. Ficava assim descoberto o Zélio Adelino!…

© DANIEL FALCÃO