Autor

Branca de Neve

 

Data

7 de Outubro de 2012

 

Secção

Policiário [1105]

 

Competição

Campeonato Nacional e Taça de Portugal – 2012

Prova nº 9 (Parte I)

 

Publicação

Público

 

 

CINCO CASAS, CINCO NEGÓCIOS

Branca de Neve

 

Cinco indivíduos juntaram-se casualmente para comprar um terreno de razoáveis dimensões para ali instalarem, cada um deles, o seu próprio negócio.

Para isso dividiram o terreno em cinco partes iguais. Num dos topos de cada uma dessas fracções construíram as suas respectivas habitações, que eram numeradas de 1 a 5 de norte para sul e no restante terreno instalaram o negócio que cada um queria desenvolver.

O terreno estava situado junto do rio Guadiana e tinha uma posição ligeiramente inclinada de nordeste para sudeste de maneira que a esquina formada pelos lados sul e este entrava no leito do rio por largos metros.

Na casa do meio morava o brasileiro que se dedicava à floricultura e na casa do estremo sul morava o Felisberto que se dedicava à piscicultura.

Na casa número 1, que estava pintada de amarelo, morava o Fernando que era professor de linguagem gestual, mas tinha como passatempo a criação de cavalos. Tinha alergia às picadas de insectos.

A casa azul estava colocada entre a casa vermelha e a amarela e nela morava o Acácio, que se dedicava à apicultura.

Entre a casa branca e a vermelha morava o Gilberto, na casa verde, que se dedicava à suinicultura.

O Aparecido morava na casa vermelha, era mudo e bastante desconfiado. Já tinha entrado, por várias vezes, em atritos com todos os seus vizinhos. A sua forma de comunicar era por gestos.

Os moradores das casas branca e verde também andavam frequentemente em graves desavenças. O motivo alegado pelo morador da casa branca era a de que o seu vizinho poluía as águas do rio matando-lhe os peixes dos seus viveiros.

Entre tantas desavenças e interesses contraditórios a tragédia teria que um dia acontecer e aconteceu. Uma manhã o Gilberto foi encontrado morto dentro de sua casa, perto da porta que estava aberta.

Alertadas as autoridades, não tardou que a polícia chegasse e iniciasse as investigações. Os interrogatórios feitos pouco adiantaram, mas em buscas levadas a cabo em casa da vítima foi encontrado um papel onde se viam uns estranhos sinais:

 

 

Este papel foi levado para análise ao laboratório da polícia. Os resultados dos exames feitos permitiram prender o verdadeiro criminoso já que o brasileiro Aparecido o tinha sido inicialmente.

 

SOLUÇÃO

© DANIEL FALCÃO