Autor

Carlos Paniágua Fèteiro

 

Data

25 de Outubro de 1958

 

Secção

Fora da Lei!...

 

Competição

Torneio de Abertura

1º Problema

 

Publicação

A Voz Portalegrense, nº 1355

 

 

CRIME NAS CORRIDAS

Carlos Paniágua Fèteiro

 

A expectativa no hipódromo era enorme e o ruído da multidão mal deixava perceber o estralejar dos foguetes.

Na pista, rodeada por muitos milhares de pessoas, já estavam alinhados Veloz, Farrusco e Campeão que, montados por Correia, Campos e Cardoso, respectivamente, iam disputar a sensacionalíssima final do Campeonato Nacional de Corridas. O grande favorito era Veloz. 

Após a partida o entusiasmo redobra! Os cavalos galopam irresistivelmente, com ligeira vantagem para Veloz! A multidão atinge o auge do entusiasmo!

Surgem na recta final. A posição dos concorrentes é a seguinte: à frente, Veloz. Logo a seguir e do seu lado esquerdo, isto é, do lado de dentro da pista, Campeão e, do lado contrário, Farrusco! Aproximam-se da linha de chegada, mas Correia cai do seu cavalo e é espezinhado por Farrusco! Entretanto, Veloz dificulta a corrida de Campeão e Farrusco vence o Campeonato!

Correia morreu! Não em virtude da queda ou das pisadelas do cavalo de Campos, mas sim vitimado por um tiro de pistola, que o atingiu na nuca, sobre o lado esquerdo.

O Inspector de serviço chamou Campos e Cardoso e disse-lhes: - O vosso adversário faleceu em virtude da queda. Querem prestar algumas declarações?

Campos que montava Farrusco, declarou: - Sinto muito o desastre, se bem que ele me proporcionasse a vitória, mas nada mais posso dizer.

Cardoso, cavaleiro de Campeão, disse: - Bem, Inspector, eu ouvi o tiro e pareceu-me que ele partiu da assistência. Foi pena, porque Correia merecia a vitória.

Então o Inspector, dirigindo-se a um dos dois, exclamou: - Considere-se preso por assassínio!

 

A quem se dirigiu ele?

Porquê?

 

SOLUÇÃO

© DANIEL FALCÃO