Daniel Falcão

Blogue Clube de Detectives

O ENIGMA DO ÚLTIMO PAPA

Daniel Falcão

“Quer isso dizer que conseguiram entender como foi decifrada a mensagem?”, questionou Juliana.

O Hugo olhou para a Bruna, a Bruna sorriu e respondeu: “Sim!”

“E…”, titubeou a Juliana, arregalando os olhos.

“Podes explicar-lhe tu”, incentivou o Hugo, dirigindo-se a Bruna.

“Muito bem! Numa situação destas, há logo a inclinação para substituirmos os números por letras. O que foi de imediato rejeitado, porque aparecem valores na casa das três dezenas e porque aparecem letras misturadas com os números. Verificamos, então, que as letras que aparecem misturadas com os números, o ‘H’ e o ‘V’, não aparecem na frase textual da segunda linha. Foi, nessa altura, que nos chamou a atenção o ‘Conta as letras’. Começamos a contar as letras da frase textual: 1, 2, 3, etc.; e, ao colocarmos estes números sob as letras, deparamos com o seguinte:

“Reparamos que havia letras repetidas com números diferentes, por exemplo o ‘O’ estava na posição 3, 7, 10, etc.; o que nos pareceu estranho. Mesmo assim, substituímos os números pelas letras, na primeira e na terceira linha, e encontramos o seguinte:

“Percebemos então como a mensagem fora decifrada e também que o ‘15’ entre parêntesis, à frente de GCT, não devia ser substituído. Pelo que o resultado é este:

LA CHIAVE

Dio bisogno e IO fare lo. Suo augurio ÿ mio comando

GCT (15) NY MARIUS FERRIS

“Satisfeita!?...”, perguntou a Bruna à Juliana.

“Realmente, não era nada complicado…”