Daniel Gomes

Audiência GP Grande Porto

ABÍLIO VAI À BOLA

Daniel Gomes

Resposta certa: alínea C – Validou o golo.

Este problema tem polícia mas não tem crime para investigar ou criminoso para acusar. Tem no entanto leis para fazer respeitar e cumprir. E leis são leis, quer sejam as do código civil, do código penal ou... do International Football Association Board, órgão responsável pela regulamentação das regras do futebol, que fixou na Lei 11 desta modalidade desportiva, que “um jogador encontra-se em fora de jogo se estiver mais perto da linha de baliza adversária do que a bola e o penúltimo adversário”. Acontece, porém, que aquele atleta “não se encontra em posição de fora de jogo se estiver no seu próprio meio campo”.

Assim sendo, o jogador que marcou o golo da equipa visitada não se encontra fora de jogo, uma vez que recebeu a bola no meio campo do seu clube. Recorde-se que no enunciado do problema refere-se que no início do jogo, “a equipa da casa está a ser completamente esmagada por um ataque demolidor da turma adversária, que a remete para o seu meio campo”, e que, depois, na segunda parte do desafio, passados mais quarenta minutos do jogo, “tudo se mantém inalterado”. Ou seja, quando o guarda-redes “lança” a bola “com as forças que lhe restam” para o seu colega adiantado no terreno de jogo, este está ainda no seu meio campo. Dessa forma, o golo tem de ser validado.

Ora, se o golo é válido e o árbitro decidiu acertadamente, apenas poderão estar corretas a alínea C ou a alínea D. Mas, como o guarda-redes forasteiro não cometeu nenhuma falta, já que não há nada na Lei do Jogo que o impeça de estar adiantado, longe da baliza que lhe compete defender, não se justifica de forma alguma que seja punido. Ele ter-se-á limitado a acompanhar a corrida desenfreada do atacante adversário, correndo às arrecuas, sofrendo depois o vexame de ser alvo de um belo chapéu que levou a bola a anichar-se nas redes à sua guarda. Ou seja, só a alínea C pode estar correta, uma vez que, como já se disse atrás, o árbitro tomou a decisão acertada.