D. Chicote

Solução de:

VELHINHA ASSALTADA EM RESTAURANTE

D. Chicote

Uma vez mais fizemos deslocar ao local do crime o nosso repórter. Desta vez para perguntar ao arguto polícia que deteve o assaltante de Lady Smith, como conseguiu chegar a tão rápida conclusão.

– Foi relativamente fácil – comentou o agente da autoridade. Os três amigos chamavam-se Américo, Álvaro e Anselmo, tinham como profissões as de motorista, pedreiro e mecânico, um vestia blusão, outro casaco e outro, ainda, camisa e um deles ficara junto à velhinha, de costas para ela, com possibilidade de jogar-lhe a mão à mala.

Até aqui sabia o nosso repórter. Mas como ligar os nomes às profissões, ao vestuário e ao lugar ocupado na mesa?

– O dono do restaurante “Pulga do Mar” disse-me que o pedreiro estava em frente do do blusão. Fiquei a saber que qualquer destes era o gatuno. Disse também que o da camisa estava à direita do Américo. Queria isto dizer que o gatuno podia ser o da camisa, mas nunca o Américo. Quando o Anselmo me disse que estava entre os companheiros, restava-me o Álvaro. Foi este o gatuno!

Mas o espírito dedutivo do nosso entrevistado levara-o mais longe:

– Antes, porém, o Álvaro tinha falado no do blusão. Isso significava que era ele o pedreiro. E vestia casaco.

O repórter quis saber como concluiu que o gatuno vestia casaco. Respondeu:

– Tinha duas pistas: a afirmação do Anselmo de que estava entre o do casaco… e a do dono do restaurante de que o Américo tinha o da camisa à sua direita. Logo, o Américo tinha blusão, o Anselmo camisa e o Álvaro casaco.

Também quanto às profissões, encontrou o polícia depressa a resposta:

– O Álvaro, que já sabemos ser pedreiro, disse que o do blusão, isto é, o Américo, era amigo do mecânico. Isto mostrou-me que o mecânico era o Anselmo e, por exclusão de partes, o Américo era motorista.

Finalmente, quanto ao lugar por cada um ocupado à mesa, recordamos que, junto à vítima estava o Álvaro, no meio o Anselmo e ao fundo o Américo.

Concordamos que, assim resumido, tudo parece confuso. Mas, se o leitor pegar num papel e num lápis e acompanhar a explicação que o nosso entrevistado nos deu, verificará que o seu raciocínio está claro e está certo. E se o leitor encontrou um método mais rápido para resolver o problema, aceite os nossos parabéns.