Autor

Detective Lupa de Pedra

 

Data

13 de Janeiro de 2008

 

Secção

Policiário [860]

 

Competição

Campeonato Nacional e Taça de Portugal – 2007/2008

Prova nº 1

 

Publicação

Público

 

 

Solução de:

REVELAÇÕES PERTURBANTES

Detective Lupa de Pedra

 

Não é na conservatória do registo comercial que se pesquisam certidões de nascimento, de casamento e de óbito, mas sim na conservatória do registo civil.

Em 1995 não existiam lojas do cidadão e a primeira só foi inaugurada em Abril de 1999, nas Laranjeiras, Lisboa.

Em três séculos há muito mais de dez gerações. Cada família tem aproximadamente cinco a seis gerações por século.

Em 1860 não existia a GNR (Guarda Nacional Republicana) e muito menos a República.

Nas conservatórias do registo civil não há informação do século XIX; esta tem de ser obtida nos arquivos distritais.

A cadeia penitenciária de Lisboa ainda não existia à data do falecimento do Joaquim o “Gatuno”. Em 1895 deram entrada os primeiros presos na Cadeia Penitenciária de Lisboa, que começou a ser construída em 1873, e hoje designada por Estabelecimento Prisional de Lisboa.

Ainda não existia o Parque Eduardo VII em 1860. Apenas em 1888 é que se deu início à municipalização dos terrenos para definição do seu traçado. Por outro lado, o Parque Eduardo VII chamava-se inicialmente Parque da Liberdade. Foi rebaptizado com o nome do monarca britânico Eduardo VII, que visitou Lisboa no início do século XX.

Ainda não existia o jornal “O Século”. Este foi um jornal diário matutino de Lisboa, que começou a ser publicado apenas em 1880.

Realmente, Aníbal era um pouco aluado. Como é possível que o casal que foi morto no banco juntamente com as duas crianças de 5 e 3 anos fossem antepassados de Joana? Se as crianças eram filhas únicas do casal e se morreram com essa idade, não é possível que tivessem sido mães! Logo, não tendo deixado descendentes, nunca poderiam ser antepassadas de quem quer que fosse! Não havia razões para tanta angústia ou sentimento de culpa por parte de Aníbal.

© DANIEL FALCÃO