Detective Said

O INSPECTOR ERA MELÓMANO

Detective Said

1 – Maurice Leduc é o assassino de Haydée Stilwel

2 – O inspector apercebe-se de duas contradições nas declarações do pianista. Este diz que as unhas aguçadas de Haydée lhe causaram um arranhão na face direita. Um violinista profissional usa sempre as unhas cortadas até ao sabugo, mormente as da mão esquerda pois são os dedos dessa mão que pisam as cordas. Uma estalada na face direita seria naturalmente dada com a mão esquerda. Leduc mentia, pois, ao dizer que o arranhão resultara do incidente na sala de jantar. O ferimento foi produzido durante a luta que travou com a vítima e não necessariamente com as unhas.

A outra contradição diz respeito ao emprego de tempo do pianista. O gerente telefonou às 20h15. Dez minutos antes fora alertado por Leduc 20h05 que calculara em dez minutos a distância que separava a sala de concertos do Hotel (19h55). Se falasse verdade deveria ter saído do Trinity Hall por volta dessa hora, Como o concerto teve início às 19h30 p. m. (pontualidade britânica!) daqui se inferiria que a primeira parte durara apenas vinte a vinte e cinco minutos. Ora o inspector era melómano, conhecia multo bem a Sinfonia nº 6 de Tchaikovsky, cuja execução não demora menos de quarenta minutos, aliás a duração normal da primeira ou segunda parte de qualquer concerto.

Leduc mentira mais uma vez. A verdade é que não chegou a pôr os pés no Trinity Hall, limitando-se a comprar antecipadamente o bilhete. Praticado o crime às 19 horas, não soube coordenar o emprego do tempo em função do alibi que decidira apresentar e apresentou-se ao gerente uns bons trinta minutos antes da hora em que o deveria ter feito.