Autor

Detetive Jeremias

 

Data

20 de Maio de 2019

 

Secção

O Desafio dos Enigmas [69]

 

Competição

Torneio "Solução à Vista!"

Prova nº 9

 

Publicação

Audiência GP Grande Porto

 

 

Solução de:

FIASCO

Detetive Jeremias

 

Cada um de nós tem uma forma distinta e muito própria de imaginar o ambiente, os acontecimentos e as pessoas. No entanto existem aspetos ligados aos acontecimentos, mais ou menos relevantes, que constituem uma realidade comum a todos os leitores deste caso.

Luísa Lourenço, a mulher cuja casa foi invadida, recebeu bilhetes para um espetáculo facilmente identificável, quando é tomado em consideração a data, o local e a designação de Grande Final. Trata-se do Festival Eurovisão da Canção.

É também claro que a oferta dos bilhetes não passou de um esquema de um mariola para deixar a habitação sem ninguém o tempo necessário para procurar o dinheiro resultante do negócio da venda dos pinheiros.

As “Reflexões” dos diferentes personagens correspondem aos seus pensamentos íntimos e, por isso mesmo, espelham a verdade. Não há contradições entre os intervenientes, Luísa, a vítima, Lina, a prima e o velho Tripeça que roça as silvas. Todos coincidem nas suas reflexões, até mesmo o insuspeito cão Piloto, cuja conivência foi assegurada com um osso avantajado.

Quanto aos dois possíveis suspeitos, identificados como “Personagem E” e “Personagem F” é evidente que o primeiro, apesar do seu passado, não pode ser o culpado porque sabe qual é o local onde Luísa guarda o dinheiro – a lata do café. Por outro lado, o “Personagem F” revela mentalmente o esquema que delineou para poder ficar com o dinheiro da vítima.

Na verdade, só a resposta dos exames periciais poderá identificar o culpado, mas se me baseasse nos nomes apostava no Tó Pichelingue para o “Personagem E” e no Nélson Miolos para o “F”.

© DANIEL FALCÃO