Dr. Aranha

A LUTA DOS «PARTIDOS»

Dr. Aranha

Solução apresentada por Joe Sousa

(Nota: De acordo com o autor do Problema, escolheu-se, entre as «M. H.», e como já tem sido feito, a solução que melhor desenvolve o raciocínio e melhor trata os elementos do texto fornecido peto autor, apontando, por outro lado, o melhor caminho para os «novos» percorrerem em busca dos lugares cimeiros da «nova vaga» de Solucionistas! E que bons que aí vêm…)

1 – A palavra-chave é «PARTIDOS».

O texto decifrado: «A ordem de avançar foi marcada para dia vinte e um».

2 – Devo confessar que nestas coisas de criptografia sou um leigo absoluto. Assim, para além dos ensinamentos colhidos da lição do «Dr. Aranha», publicada no «M. A.» n.o 119, tive que descobrir com muito esforço os rudimentos da arte.

Eis como encarei o problema:

Palavras do Zé Barata: «…é de transposição colunar de oito…».

Muito bem. Mas havendo na mensagem 40 letras, criou-se-me logo a dúvida inicial: oito quê? Oito colunas de 5 letras ou 5 colunas de oito letras? Parti para a experimentação arrumando as letras conforme as 2 hipóteses. Deu o seguinte, como deve calcular:

G

e

T

Aqui começou a «longa marcha» para ver qual dos conjuntos interessava. Ao fim de 2 horas (mais ou menos…) vi que sem a chave não ia lá. Porque, das duas uma: ou a chave era uma palavra de oito letras (nesse caso a primeira hipótese era a verdadeira) ou era uma palavra de cinco letras (e teria de trabalhar com a segunda hipótese).

Mas onde estava a chave? Analisei meticulosamente o texto à procura de palavras que servissem. É evidente que teria de ser uma palavra sem letras repetidas, pois só assim haveria uma ordem alfabética das mesmas.

Ao fim de 7 cigarros (mais ou menos…) acabei por me fixar na palavra «PARTIDOS». Porquê? Vinha no título entre aspas, tinha 8 letras e nenhuma repetia. Servia. E depois, para total confirmação, compreendi a ajuda preciosa que o «Sete» afinal dava no comentário ao problema: «…mas sabendo escolher «partidos»».

Pensei que tinha o caso resolvido. Mas vão ver:

Peguei na primeira hipótese, já que a chave tinha 8 letras, encabecei cada coluna com a letra que lhe competia, pondo por baixo de cada uma o número correspondente à ordem por que ela nos surge no alfabeto: a letra A. é a 1.a, a letra D a 2.a, a letra I a 3.a, etc.

Ficou assim:

S

T

E comecei tranquilamente a dispor as colunas pela ordem numérica crescente. Espanto: não dava nada! E nem sequer foi preciso ir muito longe, bastaram as 2 primeiras colunas:

N

Era o ruir das esperanças: um M seguido de um R é impossível em português. E comecei a desconfiar da chave. Nessa altura, como quase rompesse a madrugada fiz como a Princesa Xerazade: fui dormir.

No dia seguinte voltei à carga, mas optando por outra estratégia. Resolvi raciocinar. Tarefa penosa para qualquer ser humano, apesar do que se tem dito em contrário. Cansa. E perante o insucesso, há sempre a tentação da desistência, da renúncia.

Enfim, depois de variadas e infrutíferas especulações abstractas, resolvi fazer a minha própria mensagem cifrada, utilizando uma frase e uma chave da minha lavra.

Então, de repente, tudo foi fácil: descobri que, se a mesma chave nos serve para cifrar um texto e para o decifrar, na decifração o método da entrada da dita chave não pode ser o mesmo – tem de ser o inverso! Isto é difícil de explicar, mas tentemos:

Se ao cifrar uma mensagem, depois de postas as letras em colunas e utilizando os algarismos que as encabeçam, eu passo a 1.a coluna para o 5.o lugar e a 2.a coluna para o 1.o lugar, ao decifrar o texto resultante devo fazer o inverso, repor a ordem inicial, isto é, passar a 5.a coluna para o 1.o lugar e a 1.a coluna para o 2.o lugar, etc.

Como a sequência numérica da palavra «PARTIDOS» era, como acima expliquei 5 1 6 8 3 2 4 7, teremos que dar o seguinte arranjo às colunas barulhadas,

a coluna que se encontra em 5.o lugar passa para o 1.o

a coluna que se encontra em 1.o lugar passa para o 2.o

a coluna que se encontra em 6.o lugar passa para o 3.o