Autor

Dr. Molezas

 

Data

29 de Dezembro de 1977

 

Secção

Mistério... Policiário [146]

 

Competição

Torneio “Tertúlia Policiária do Palladium"

Problema nº 7

 

Publicação

Mundo de Aventuras [222]

 

 

Solução de:

UM «PEQUENO» PORMENOR

Dr. Molezas

 

1 – A ama de D. Georgina é a responsável pela morte.

2 – Depois daquela seca indicação vamos tentar ilibar os outros suspeitos, para de novo chegarmos até ela:

a) O sobrinho é o que de todos tem melhor álibi por ter estado em casa do amigo e ter falado com ele, e depois com a irmã. E além disso, é importantíssimo!, não conhecia a casa da tia. A nova casa! O ter estado a ouvir discos… Muito fácil… Podia ser um gira-discos a pilhas… se vocês não quiserem admitir que aquela outra zona tinha uma cabina transformadora diferente…

b) Cozinheira e jardineiro ilibam-se mutuamente, e eles lá sabem porquê!... Mas não saberiam da posição da tal «pomada» dentro do armário dos medicamentos e que os boiões estavam com as tampas trocadas… pois nem um nem outro têm algo com idas ao quarto!

c) Muito importante: para nenhum dos três, aparecem impressões digitais no quarto da morta! O próprio problema o frizava!

Psicologicamente, pela encenação, pela troca das tampas, porque andava a par de tudo, pela queima do testamento ali e porque não tem qualquer álibi que possa vir a ser confirmado, tudo nos encaminha para a ama…

d) Ela sabia da doença, porque era a «ama» e tratava da «sua menina»… e ela, pelas mesmas razões, sabia da «pomada»…

e) Ela sabia, pois, que havia dois boiões iguais com tampas diferentes e que num deles, por troca, poderia estar a morte…

f) Que confirma c); e nos objectos daquele quarto só existiam as impressões digitais dela e da morta!

Seis alíneas a confirmar o n.o 1.

© DANIEL FALCÃO