Autor Data 16 de Novembro de 1978 Secção Mistério... Policiário [192] Competição Torneio
“4 Estações 78" | Mini C – Verão Problema nº 5-B Publicação Mundo de Aventuras [268] |
Solução de: A “SAÍDA” DA LILI… Durandal Solução
apresentada por Xek-Brit Sabemos
que a Lili era uma criança de dois anos. Se é certo que era esperta e ladina,
também é certo que nestes casos temos de considerar Lili como uma criança de
2 anos, sem mais acrescentos. É que temos de considerar uma criança de 2
anos, perfeitamente normal. Posto
isto, posso dizer que era uma criança que estava incluída no estado etário
que vai do 1.o ano aos 2 anos e meio. Esse estado etário é
vulgarmente conhecido como a primeira infância. Durante
esta primeira infância a criança passa por: a)
Estádio de inteligência prática (abrange o 2.o ano): –
No plano afectivo: período sádico-anal dos psicanalistas. Ensino do asseio e
regulação da agressividade; –
No plano motor: trabalho de diferenciação motora: desblocagem das
sincinesias. Entre os 14 e os 18 meses: aquisição da marcha; –
Construção do espaço locomotor e consolidação da terceira dimensão do espaço.
Aperfeiçoamento da preensão. –
Ajustamento dos diferentes espaços (espaço local + espaço próximo + espaço
locomotor); –
Capacidade para organizar alinhamentos de objectos: início da inteligência
das séries. b)
Estádio de inteligência prática (abrange o 2.o ano): «Idade de
exuberância verbal» (Gessel): –
Do ponto de vista afectivo: descoberta do pai; –
Constituição do esquema corporal; –
Primeira estruturação do universo e início do processo de lateralização; –
No plano de linguagem: 22 meses: associação de duas palavras; –
Início do grafismo (garatujas) e acesso à «idade gramatical»; –
No plano da percepção e do pensamento: globalismo da percepção e do
pensamento: início do período de sincretismo. O sincretismo consiste na
percepção global e confusa, que seria a primeira percepção da criança, e da
qual emergiriam em seguida objectos distintamente percebidos. Visto
isto podemos tirar algumas conclusões. Verificamos
que Lili não poderia saber o que era gravidez e muito menos fazer a distinção
entre o padre e a senhora. Para ela as imponentes barrigas de ambos eram
apenas um pormenor curioso. É que só a partir dos 3 anos é que a criança
descobre a diferença de sexos. Também
é de referir que só aos 22 meses é que uma criança começa a associar duas
palavras. Uma
criança com dois anos, dificilmente conseguiria dizer «Mamã, vão cinco soas
nesta sala». Foi
uma frase, gramaticalmente perfeita, o que é de admirar numa criança da idade
da Lili e de 6 palavras. Realmente, o autor exagerou e errou ao pôr a Lili a
dizer uma frase tão comprida e gramaticalmente correctíssima, assim como
errou ao pôr a Lili a dizer «cinco». Uma criança de 2 anos que mal sabe
faiar, não sabe contar. Pôr a Lili «a contar» até cinco foi uma «saída» de
Durandal. |
© DANIEL FALCÃO |
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