Durandal

A “SAÍDA” DA LILI…

Durandal

Solução apresentada por Xek-Brit

Sabemos que a Lili era uma criança de dois anos. Se é certo que era esperta e ladina, também é certo que nestes casos temos de considerar Lili como uma criança de 2 anos, sem mais acrescentos. É que temos de considerar uma criança de 2 anos, perfeitamente normal.

Posto isto, posso dizer que era uma criança que estava incluída no estado etário que vai do 1.o ano aos 2 anos e meio. Esse estado etário é vulgarmente conhecido como a primeira infância.

Durante esta primeira infância a criança passa por:

a) Estádio de inteligência prática (abrange o 2.o ano):

– No plano afectivo: período sádico-anal dos psicanalistas. Ensino do asseio e regulação da agressividade;

– No plano motor: trabalho de diferenciação motora: desblocagem das sincinesias. Entre os 14 e os 18 meses: aquisição da marcha;

– Construção do espaço locomotor e consolidação da terceira dimensão do espaço. Aperfeiçoamento da preensão.

– Ajustamento dos diferentes espaços (espaço local + espaço próximo + espaço locomotor);

– Capacidade para organizar alinhamentos de objectos: início da inteligência das séries.

b) Estádio de inteligência prática (abrange o 2.o ano): «Idade de exuberância verbal» (Gessel):

– Do ponto de vista afectivo: descoberta do pai;

– Constituição do esquema corporal;

– Primeira estruturação do universo e início do processo de lateralização;

– No plano de linguagem: 22 meses: associação de duas palavras;

– Início do grafismo (garatujas) e acesso à «idade gramatical»;

– No plano da percepção e do pensamento: globalismo da percepção e do pensamento: início do período de sincretismo. O sincretismo consiste na percepção global e confusa, que seria a primeira percepção da criança, e da qual emergiriam em seguida objectos distintamente percebidos.

Visto isto podemos tirar algumas conclusões.

Verificamos que Lili não poderia saber o que era gravidez e muito menos fazer a distinção entre o padre e a senhora. Para ela as imponentes barrigas de ambos eram apenas um pormenor curioso. É que só a partir dos 3 anos é que a criança descobre a diferença de sexos.

Também é de referir que só aos 22 meses é que uma criança começa a associar duas palavras.

Uma criança com dois anos, dificilmente conseguiria dizer «Mamã, vão cinco soas nesta sala».

Foi uma frase, gramaticalmente perfeita, o que é de admirar numa criança da idade da Lili e de 6 palavras. Realmente, o autor exagerou e errou ao pôr a Lili a dizer uma frase tão comprida e gramaticalmente correctíssima, assim como errou ao pôr a Lili a dizer «cinco». Uma criança de 2 anos que mal sabe faiar, não sabe contar. Pôr a Lili «a contar» até cinco foi uma «saída» de Durandal.