Autores

Edomar

 

Data

21 de Março de 1997

 

Secção

O Detective - Zona A-Team [290]

 

Competição

Torneio Único Relâmpago

Prova nº 1

 

Publicação

Jornal de Almada

 

 

UMA 2ª FEIRA DE AULAS EM JANEIRO DE 1997

Edomar

 

Quando a Sra. Odete entrou na sala de aula, deparou-se-lhe o habitual espectáculo das 2ªs feiras; um bando de alunas indolentes, extremamente cansadas, de olhos no vácuo.

O filme da SIC na rubrica “Maiores de 17” terminara mais uma vez à uma hora da madrugada.

– Bom dia, meninas – foi assim que a Sra. Odete deu início à nova semana de aulas. – Estou muito satisfeita por ver o vosso interesse pela aula. E, como todas ou quase todas são assíduas tele-espectadoras, tive uma bela ideia…

Embora às suas primeiras palavras, as alunas continuassem de cabeça baixa, de repente olharam para cima. A desconfiança espelhava-se-lhes no olhar. E a Sra. Odete, deliciada com o efeito da sua declaração, continuou alegremente:

– Vou ditar-vos um texto sobre uma pequena história ligada à televisão. Um trabalho que depois classificarei segundo dois parâmetros: um em relação à ortografia, e o outro… do outro falaremos depois. Portanto abram todas os cadernos e preparem-se.

Título: “Ideias que resultam”.

O caso reporta-se a um Sábado, quatro de Janeiro de 1997.

Nessa noite, estava eu em frente ao meu televisor, sintonizando a RTP2, assistindo a mais uma telenovela, das oito que por cá passam, “Fim do Mundo”, onde o povo de Tabacópolis entra em pânico pois os sinais do Fim do Mundo reaparecem…

Dizia eu que assistia a és-ta novela, quando a campainha da porta tocou, fui ver, não era a neve que caía, mas sim a minha vizinha do 2º esqº, que por avaria do seu televisor, ali se havia deslocado com o intuito de ver Beverly Hills 90210, uma série onde dão a conhecer alguns dos problemas com que os jovens, assim como vocês, de hoje se debatem.

Foi uma noite em cheio que deu para combinarmos que durante os próximos cinco dias, portanto até oito de Janeiro, tempo estimado para o arranjo do televisor da minha vizinha, nos iríamos juntar ali em minha casa, desfrutando de todos os prazeres da TV.

Como nos fartámos de rir na Terça-Feira seguinte, quando a Margarida Marante, no programa “Esta Semana” na TV I, se atrapalhou toda e já não dizia coisa com coisa. Ainda assistimos na SIC, a mais uma telenovela onde entram actores brasileiros e portugueses cujo nome “Xica da Silva”, não deixa de ser bem sugestivo dessa miscelânea Luso-Brasileira. E como Glória Pires, na pele de Violante, arquitecta um plano para se vingar de Xica da Silva, é demais… Já a noite ia alta, quando acabámos de ver o programa “Escrita em Dia”, agora na RTP 1 e, com a apresentação de António Sala. Que figura aquela!

A senhora Odete fez o movimento com a cabeça e disse: – Pronto, a história acabou. – E, depois de uma pequena pausa, acrescentou: – Enquanto eu penso um pouco em vocês, ainda têm tempo para tornar a ler e reler aquilo que vos narrei (ditei).

Agora à parte, escrevam as falhas que a história contém. Para eu vos poder assim avaliar como apreciadores de TV e especialistas nesse campo que vocês, sem excepção de alguma, são.

Penso ser coisa facílima, mãos à obra.

 

SOLUÇÃO

© DANIEL FALCÃO