Autor

Excalibur

 

Data

16 de Agosto de 1985

 

Secção

Detective [4]

 

Publicação

Jornal de Almada

 

 

LADRÃO, PROCURA-SE…

Excalibur

 

Estávamos em 1983, dia 2 de Junho. A norte estendia-se a cidade. Aqui, nesta planície vasta avistava-se uma tenda de uns arqueólogos que se instalaram para fazer umas pesquisas… e tiveram sorte! Cada vez apareciam mais objectos para serem limpos e analisados. Então como só eram três, mandaram vir mais dois especialistas devido ao tanto trabalho que tinham. Isto na 1ª semana. Um destes ainda era estagiário, Rodrigo era o seu nome. O outro não era estagiário e chamava-se Henrique. Os outros três chamavam-se: Alberto, Timóteo e finalmente Vasco. Foi nosso dia que chamaram Inspector Espadinha devido ao desaparecimento de vários objectos pessoais de cada um.

Então, logo o Inspector começou a interrogar os cinco arqueólogos. A pergunta posta a todos foi: COMO PASSARAM O DIA DOIS?

Alberto: – Eu passei praticamente o dia todo com o Timóteo a examinar os objectos encontrados. Só de vez em quando é que tirava 2 minutos para fumar um cigarro com ele.

Timóteo: – Bem, eu não tenho nada a salientar. Passei o dia com o Alberto a limpar e examinar alguns dos objectos, como acho que ele já tenha referido.

Vasco: – Eu estive deitado a manhã inteira pois sentia-me mal disposto e à tarde examinei alguns obiectos dos encontrados.

Rodrigo: – Bem eu fui à cidade, de manhã, comprar uma candeia pois parti a que estava na nossa tenda, minha e do Henrique (segunda tenda) e de tarde, como todos os outros, examinei e limpei alguns dos obiectos encontrados.

Henrique: – Bem… eu… hum, eu estive a examinar alguns objectos, dos encontrados. Isto de manhã, porque de tarde, fui… fui fazer mais umas escavações para ver se encontrava mais alguns!...

 

O Inspector Espadinha suspirou e disse:

– Mas é claro, pois é um dos casos mais fáceis! Como é que ainda não me tinha apercebido?!

 

SOLUÇÃO

© DANIEL FALCÃO